PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANE PADILHA DA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSANE PADILHA DA CRUZ
DATA: 28/06/2024
LOCAL: CEDESP - UFPB
TÍTULO: INTERNACIONALIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE CONTRATOS NA REITORIA DO IFPB
PALAVRAS-CHAVES: Internacionalização da Educação; Ações de Internacionalização; Contratos Públicos
RESUMO: Os contratos públicos são instrumentos essenciais para que a Administração Pública, por meio de uma gestão realizada de forma eficaz e dentro dos preceitos legais, alcance sua finalidade. Dentro deste contexto, destacam-se os contratos relacionados às ações de internacionalização, que constituem elementos fundamentais para o desenvolvimento e aprendizado da comunidade acadêmica diante da economia globalizada. Monitorar a efetivação dessas ações e os recursos para elas destinados, é extremamente necessário em qualquer instituição de ensino. Diante disso, objetivase analisar como os contratos celebrados no período de 2019 a 2023, no âmbito da Reitoria do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), estão em consonância com os eixos da Política de Internacionalização Institucional. Para tanto, esta pesquisa realizará o levantamento dos contratos de internacionalização do período acima descrito no âmbito da Reitoria do IFPB, bem como identificará os eixos da política de internacionalização do Instituto. Será necessário um levantamento dos contratos, empresas e parceiros envolvidos dentro desse período, com vistas a analisar como os objetivos contratuais estão alinhados aos eixos da Política de Internacionalização do Instituto. Nesse sentido, a pesquisa será de natureza aplicada e assumirá uma abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, este estudo será descritivo e, quanto ao procedimento técnico, documental. Os documentos serão obtidos através dos portais eletrônicos do IFPB, do Ministério da Educação, além da legislação pertinente. Ao final da pesquisa, será elaborado um relatório situacional dos contratos relativos às ações de internacionalização, apresentando os resultados das análises realizadas, sugerindo melhorias quanto ao alinhamento da gestão destes contratos com os objetivos da Política de Internacionalização da Instituição.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO