PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE DE ALMEIDA VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE DE ALMEIDA VIEIRA
DATA: 22/07/2024
LOCAL: SALA DE AULA DO CEDESP
TÍTULO: O declínio do financiamento da educação superior no cenário de austeridade fiscal contemporâneo: Um estudo na Universidade Estadual da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Financiamento da educação superior. Política de austeridade fiscal. Instituições de Ensino Superior. Universidade Estadual da Paraíba. Orçamento Público.
RESUMO: A consolidação mundial de uma economia política baseada na austeridade fiscal vem de um movimento internacional de crise econômica, essencialmente acentuada após a crise dos Estados Unidos de 2008. Contudo, os valores que sustentam a ideia de uma economia austera perpassam por conceitos que remontam a filosofia moral, o que explica sua natureza retórica para a narrativa neoliberal contemporânea que esvazia as obrigações sociais do estado. A educação superior pública, direito social constitucionalmente protegido, é uma das principais vítimas da política de austeridade, haja vista o esfacelamento do financiamento da educação superior, que ano após ano acumulam perdas financeiras para as instituições de ensino. Nesse contexto, esse trabalho busca analisar como a política econômica de austeridade fiscal afeta também a Universidade Estadual da Paraíba, no recorte de 2019 a 2023. Dessa maneira, em síntese metodológica, podemos afirmar que esse é um estudo dedutivo em seu método de abordagem, observacional em seu método de procedimento. Quanto ao tipo de pesquisa, é de natureza aplicada, objetivo exploratório descritivo e seus procedimentos técnicos combinam o estudo bibliográfico e documental. Nesse sentido, serão recuperados os dados do portal da transparência da UEPB e demais demonstrativos orçamentários referentes ao estado da Paraíba e a IES através do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), além da legislação referente a essa matéria.
Presidente - 1456736 - RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO