PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCONILIA MARIA DIAS ARNOUD

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCONILIA MARIA DIAS ARNOUD
DATA: 29/08/2025
HORA: 13:30
LOCAL: Sala de Vídeo do MPGOA
TÍTULO: A GESTÃO DAS POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA DA UFPB PARA ESTUDANTES COTISTAS INDÍGENAS (2020-2024)
PALAVRAS-CHAVES: Permanência estudantil. Estudantes indígenas. Ações afirmativas.
PÁGINAS: 133
RESUMO: Este estudo analisa a gestão das políticas de permanência da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) voltadas a estudantes indígenas cotistas, no período de 2020–2024, articulando marcos legais (CF/1988, LDB, Lei 12.711/2012 e Lei 14.914/2024) e diretrizes institucionais com os desafios materiais, culturais e epistêmicos que atravessam a trajetória acadêmica desses sujeitos. Adota abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com método monográfico e pesquisa de campo nos Campi I e IV da UFPB; combina análise documental e bibliográfica com entrevistas semiestruturadas e questionários, submetidos à Análise de Conteúdo, para captar percepções de gestores e estudantes sobre acesso, acolhimento, pertencimento e êxito. Como desfecho metodológico e compromisso de utilidade pública, propõe um Produto Técnico-Tecnológico (cartilha digital) para orientar fluxos de atendimento, protocolos interculturais e decisões de gestão sensíveis às especificidades indígenas. Os objetivos específicos incluem mapear estratégias e recursos institucionais, analisar indicadores de desempenho (aprovação, retenção, evasão e conclusão) e compreender experiências de integração acadêmica, com ênfase nas barreiras linguísticas, territoriais e no racismo institucional. Espera-se evidenciar lacunas entre normativas e práticas, identificar boas práticas replicáveis e produzir recomendações operacionais que qualifiquem a assistência estudantil para além de benefícios pecuniários, incorporando mediações culturais e pedagógicas. Em síntese, a pesquisa busca transformar ações afirmativas em justiça educacional efetiva, fortalecendo a governança universitária e os direitos à diferença e à permanência qualificada de estudantes indígenas na UFPB.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3054964 - MARCOS ANGELUS MIRANDA DE ALCANTARA
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA
Externo ao Programa - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS