PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: WELLSON DE AZEVEDO ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WELLSON DE AZEVEDO ARAÚJO
DATA: 20/08/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: O ENSINO DE ARTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PICUÍ-PB: atuação e prática de professores.
PALAVRAS-CHAVES: Educação básica; Componente curricular Arte; Escola pública; Formação docente; Práticas pedagógicas.
RESUMO: Este trabalho de pesquisa em andamento, intitulado "O Ensino de Artes em uma Escola Pública do Município de Picuí-PB: Atuação e Práticas de Professores", tem como objetivo compreender e analisar de que forma professores que trabalham com o componente curricular Artes organizam o ensino, mais especificamente, compreender como os profissionais são designados para ensinar o componente curricular na escola, analisar o que é ensinado, como é ensinado, porque e para quê? Bem como, investigar como os professores constroem seu conhecimento para atuar nas diferentes linguagens artísticas. Os participantes da pesquisa serão professores de artes com e sem formação específica. Utilizando uma abordagem qualitativa e o método de estudo multicaso, a pesquisa fundamenta-se em teóricos como Tardif (2014), Candau (2014, 2020) e Nóvoa (2009, 2019, 2023), buscando entender as dinâmicas de atuação desses professores. Os dados foram coletados por meio de observações, entrevistas e de documentos como a proposta pedagógica da escola. A revisão de literatura abrange trabalhos acadêmicos recentes, contribuindo para a compreensão do contexto do ensino de arte e da formação docente. A análise preliminar apresenta considerações baseadas em observações e entrevistas com as professoras de arte da escola. Atualmente, a pesquisa encontra-se na fase inicial de análise, ainda em processo de categorização dos dados e descrição das informações coletadas e, portanto, ainda não apresenta resultados conclusivos.
Interno - 2534350 - ARTHUR MARQUES DE ALMEIDA NETO
Presidente - 2560202 - CARLA PEREIRA DOS SANTOS