PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ CÂNDIDO RODRIGUES NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ CÂNDIDO RODRIGUES NETO
DATA: 13/08/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet - meet.google.com/uxt-erxi-tvw
TÍTULO: Por Uma voz dos oprimidos na sala de aula: Lima Barreto Como cronista das mazelas sociais da Primeira República
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de história. Primeira República. Negros. Lima Barreto.
PÁGINAS: 77
RESUMO: RESUMO: O presente trabalho é de natureza bibliográfica e hermenêutica e visa construir uma interpretação sobre a condição dos negros durante o período da Primeira República, a partir da obra Recordações do Escrivão Isaías Caminha, direcionando nossa interpretação para a construção de uma ferramenta pedagógica, que será uma sequência didática/apostila. Esperamos que esse trabalho, por meio da ferramenta pedagógica em construção, possibilite a consecução de aulas de história que busquem romper com a visão de grupos hegemônicos e possibilite uma história vista de baixo, dando visibilidade a grupos até então marginalizados pela historiografia tradicional. Diante de tal intento, procuramos discutir os elementos utilizados por Lima Barreto para abordar a questão da exclusão dos negros no período da Primeira República; ao passo em que intentamos buscar abordagens que, utilizadas em sala, podem contribuir com uma visão hegemônica menos plural da história; ainda nessa perspectiva, tratamos de como a literatura de Lima Barreto pode se apresentar como alternativa a uma historiografia hegemônica, servindo como recurso didático para as aulas de história. Além de utilizar o livro Recordações do Escrivão Isaías Caminha, como corpus desse trabalho, utilizamos outras obras de Lima Barreto, como Crônicas escolhidas (1995) e Triste Fim de Policarpo Quaresma (2004). Também utilizamos obras de autores que estudaram a vida e a obra de Lima Barreto, além de seu contexto histórico, tais como Prado (1989), Lilia Schwarcz (2017). Também utilizamos os conceitos de Thompson (2001) e Sharpe (1992), sobre a história vista de baixo. Com efeito, buscamos que este trabalho possa contribuir com a interpretação do período da Primeira República, utilizando a literatura de Lima Barreto como fio condutor para uma história mais plural em sala de aula.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GEORGE LEONARDO SEABRA COELHO
Interno - 3157318 - ITACYARA VIANA MIRANDA
Presidente - 2369302 - MARTINHO GUEDES DOS SANTOS NETO