PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
83993117508
Notícias
Banca de DEFESA: ANTÔNIO PACÍFICO DE ALMEIDA NETTO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTÔNIO PACÍFICO DE ALMEIDA NETTO
DATA: 15/08/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet - http://meet.google.com/bjr-hhyj-mvh
TÍTULO: O ESTUDO DA HISTÓRIA DE GOIANA (PE) A PARTIR DE FONTES DOCUMENTAIS E PATRIMONIAIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; História Local; Documentos; Patrimônio; Goiana (PE).
PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO: presente trabalho teve como objetivo investigar e desenvolver uma proposta didática voltada ao uso de fontes documentais e patrimoniais no ensino de História, tendo como espaço de referência o município de Goiana, em Pernambuco. Apesar de ser uma das localidades mais antigas do Brasil, Goiana ainda carece de estudos sistematizados e de materiais didáticos específicos sobre sua história, o que motivou a realização desta pesquisa. A proposta elaborada contemplou uma intervenção pedagógica que valorizasse o patrimônio local como ferramenta de ensino, articulando documentos escritos, imagens, edificações e manifestações culturais que
compõem a memória coletiva da cidade. A intenção foi contribuir para a construção de uma aprendizagem histórica significativa, estimulando nos estudantes o sentimento de pertencimento, o protagonismo na produção do conhecimento histórico e a valorização
do patrimônio cultural. Com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), compreendeu-se que o ensino de História deve promover a análise crítica de diferentes fontes e fomentar uma atitude investigativa nos alunos. Como produto final, elaborou-se uma sequência didática voltada às turmas do Ensino Médio da
Escola EREMJA-Goiana. Com esta iniciativa, buscou-se não apenas suprir lacunas existentes no ensino de história de Goiana, mas também fomentar uma prática pedagógica mais engajada, contextualizada e significativa para os sujeitos escolares.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRE MENDES SALLES
Interno - 2369302 - MARTINHO GUEDES DOS SANTOS NETO
Presidente - 2501989 - NAYANA RODRIGUES CORDEIRO MARIANO