PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
83993117508

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: CEZAR JOSE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CEZAR JOSE DA SILVA
DATA: 20/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet - meet.google.com/zhk-xsno-yji
TÍTULO: O ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL: UM OLHAR SOBRE REPRESENTAÇÃO NEGRA NOS QUADRINHOS ESTADUNIDENSES DE HERÓIS (1966-1973)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino; Antirracismo; Quadrinhos; Representatividade
PÁGINAS: 20
RESUMO: O objetivo desta pesquisa é refletir sobre a utilização de quadrinhos de heróis, especialmente aqueles com protagonistas negros, como ferramenta pedagógica para integrar o ensino de História, o estudo analisa a representação negra nos quadrinhos estadunidenses (1966-1973), são eles precisamente o Pantera Negra e o Luke Cage e sua relação com movimentos como os direitos civis nos EUA. Portanto, opera-se aqui um diálogo a partir da lei 10.639/03 que introduz a obrigatoriedade do ensino de história africana e afro brasileira na escola, retomando o debate sobre a negritude na história, permitindo assim que o processo de ensino-aprendizagem em História seja crítico, reflexivo, amparado numa justiça social com personagens inviabilizados, esquecidos e muitas vezes silenciados na escrita da história ensinada. Além disso, a pesquisa, de caráter qualitativo, busca compreender como essas narrativas podem desconstruir estereótipos, promover representatividade e fomentar uma consciência antirracista. Por fim, propõe a criação de materiais didáticos e técnicas pedagógicas que facilitem o uso de HQs em sala de aula, aproximando-se da linguagem juvenil e contribuindo para uma educação mais inclusiva e crítica e antirracista.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2369302 - MARTINHO GUEDES DOS SANTOS NETO
Externo à Instituição - MAURA LEAL DA SILVA
Interno - 2501989 - NAYANA RODRIGUES CORDEIRO MARIANO