PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: CARLOS AUGUSTO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS AUGUSTO DA SILVA
DATA: 26/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet - meet.google.com/zep-pvxi-qvp
TÍTULO: A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DURANTE A DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE AULA OFICINA NO ENSINO DE HISTÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Cultura visual, mídias e linguagens; Podcast; Aula Oficina; Exploração do trabalho
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO: Esta pesquisa teve como tema a exploração do trabalho durante o período da ditadura empresarial-militar no Brasil. A investigação propôs como objetivo primordial realizar uma Aula Oficina no Ensino de História para introduzir o tema da exploração do trabalho durante o regime na sala de aula. Desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: sondar, por meio da ferramenta digital podcast, a aprendizagem histórica dos estudantes do Ensino Médio sobre o tema em questão além de problematizar, no âmbito da Aula Oficina em História, a recepção de um instrumento de relatório com perguntas respondidas pelos estudantes, a partir do estudo dos episódios do podcast “História em Meia Hora” e das reportagens do site “Agência Pública” sobre empresas cúmplices da ditadura. Tomamos por base o seguinte problema de pesquisa: por que existe uma forma predominante de ensinar a ditadura militar nas aulas de História, que foca na repressão aos direitos individuais e, de certa maneira, obscurece os direitos sociais e a exploração dos trabalhadores? O uso da metodologia de Aula Oficina, elaborada por Isabel Barca (2004), serviu de base para o desenvolvimento da pesquisa, em diálogo com os conceitos que fundamentam o Ensino de História e se definem como “Aprendizagem Histórica”, “Letramento Histórico” e “Consciência Histórica”. Foram analisados quatro instrumentos de relatório aplicados em turmas de 2ª série (2023) e 3ª (2024), observando se as respostas dadas demonstram conhecimentos sobre conceitos como “Fonte Histórica”, “Substantivos” e de “Segunda Ordem”, além da percepção dos estudantes sobre “Consciência Histórica”. Concluímos que as ideias foram, de fato, assimiladas pelos alunos. Como produto final, elaboramos uma Aula Oficina (Barca, 2004) abordando o tema da ditadura empresarial-militar.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 338287 - ARIANE NORMA DE MENEZES SA
Presidente - 004.916.490-29 - FERNANDO CAUDURO PUREZA - UFRGS
Externo à Instituição - FRANCISCO EGBERTO DE MELO