PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXSANDRO DE ANDRADE SOUZA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXSANDRO DE ANDRADE SOUZA
DATA: 26/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet - meet.google.com/kxa-wdjq-dce
TÍTULO: A Árvore de Marcação (1993): Cinema e Ensino de História
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; História Local; Cinema; Narrativa; Literacia Histórica
PÁGINAS: 92
RESUMO: O presente projeto visa fornecer as coordenadas para a efetivação da pesquisa acadêmica necessária para a conclusão do Mestrado em Ensino de História (ProfHistória/UFPB). O tema abordado é A História Local - na perspectiva História da Cidade e o Ensino de História, tendo como principal referência o filme A Árvore de Marcação. Este filme apresenta situações relevantes sobre a realidade da cidade de Marcação, situada no litoral norte da Paraíba, constituindo um considerável suporte didático para o Ensino de História e uma fonte histórica. Ao nos possibilitar contato com imagens de uma Marcação do passado e importante acontecimento local, o filme provoca reflexões sobre mudanças e permanências da cidade em questão. A problemática inicial da pesquisa é pautada pelo desconhecimento dos alunos e, em certa medida, também do professor-pesquisador, sobre a História do referido município. Pretende-se, a partir do uso da linguagem cinematográfica que registra a História recente da cidade, (re)apresentar e problematizar essa fonte, propiciando conhecimento e desenvolvimento de consciência histórica nos discentes, bem como a possível construção de novas narrativas a partir do filme. Para dar apoio à elaboração da metodologia a ser desenvolvida para uma turma do 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Emília Gomes da Silva, situada no mesmo município, faremos um levantamento da historiografia teórica que discute os conceitos relacionados a Cinema, História Local e Ensino de História. Além disso, para cotejar as informações advindas do filme, buscaremos localizar outras fontes que possam proporcionar maior compreensão da história local. A inserção da História Local como estratégia de ensino compete aos professores mais atentos, ainda detentores de certa autonomia, visando contribuir para a aprendizagem histórica e a formação dos discentes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338287 - ARIANE NORMA DE MENEZES SA
Interno - 2501989 - NAYANA RODRIGUES CORDEIRO MARIANO
Externo à Instituição - RODRIGO DE ALMEIDA FERREIRA