PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELE LIMA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELE LIMA DE OLIVEIRA
DATA: 27/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet - meet.google.com/twn-iryi-qjy
TÍTULO: Ensino de História e Educação Antirracista: por entre ações e vivências no Novo Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Educação Antirracista; Novo Ensino Médio; Racismo Recreativo; Saberes históricos no espaço escolar
PÁGINAS: 56
RESUMO: A Lei 10.639/03 é um marco para o Ensino da História da África e dos Afrodescendentes, contudo, na prática, ainda há muito o que ser feito para sua ampla e efetiva ação. Um caminho que se abre, vem na tentativa de diálogo com os propósitos de uma Educação Antirracista, o que seja: busca por uma educação mais equânime, que reconhece a diversidade e a pluralidade de saberes. A problemática do racismo é um elemento latente na constituição social brasileira, sendo prerrogativa da narrativa histórica, o projeto de branqueamento da nação e consequentemente, do ideal de democracia racial enquanto argumento positivo da miscigenação no país. Dentro e fora do ambiente escolar, observa-se ser muito comum a prática do racismo, principalmente de forma “recreativa”, ao utilizar do humor como instrumento de inferiorização e perpetuação de estigmas. O objetivo é de romper/frear com o racismo no ambiente escolar da ECI João Ribeiro, por meio do fortalecimento do diálogo do Ensino de História e Educação Antirracista no Novo Ensino Médio, a partir da articulação da oferta de disciplina eletiva interessada no debate étnico-racial. A justificativa pauta-se na necessidade de enfrentamento do racismo, sobretudo o racismo recreativo empreendido aos estudantes negros/as assistidos pela escola, uma problemática real nesse espaço de educação. Para tanto, a metodologia consiste, em uma revisão bibliográfica e documental, com análise de documentos das Políticas Públicas de Educação Nacional referente às normativas da Educação étnicoracial e do Ensino Médio; debates inerentes ao Ensino de História em diálogo com a elaboração do produto, a disciplina eletiva – Qual a cor da História?. A base teórica tem no debate dos conceitos – identidade, representação e racismo –, o elo de construção e desenvolvimento de todo o trabalho. A dissertação articula-se à linha de pesquisa, Saberes históricos no espaço escolar, do Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA/UFPB.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1667043 - ANDREA GIORDANNA ARAUJO DA SILVA
Presidente - 3157318 - ITACYARA VIANA MIRANDA
Interno - 1219260 - YAN SOARES SANTOS