CCEN - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL (PROFQUI-UFPB)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
32167437

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON LISBOA DE OLIVEIRA AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON LISBOA DE OLIVEIRA AZEVEDO
DATA: 26/09/2025
HORA: 17:00
LOCAL: CCEN - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
TÍTULO: ENSINO DA RADIOATIVIDADE ATRAVÉS DE UM MATERIAL DIDÁTICO COM OBJETOS DIGITAIS EDUCACIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: Radioatividade; Ensino de Química; Objetos digitais educacionais.
PÁGINAS: 72
RESUMO: Este trabalho tem a finalidade de apresentar a pesquisa realizada sobre o ensino da radioatividade que será desenvolvido através de um material didático com objetos educacionais digitais. Destaca-se que a radioatividade é um tema de grande relevância para o momento atual, ele também é importante para a sociedade de forma geral, principalmente por causa dos seus benefícios, pois tem proporcionado qualidade de vida para aqueles que fazem uso dessa tecnologia. As aplicações da radioatividade têm acontecido na área da saúde por meio das técnicas de radioterapia, na produção de energia elétrica por meio das usinas nucleares, nas missões espaciais por meio do uso de robôs que funcionam através da energia nuclear, na indústria bélica com a construção de armas nucleares e na área militar com o uso de submarinos que funcionam através da energia nuclear. Um processo de aprendizagem significativa, ajuda o aluno a entender a relação do que é estudado na escola com a vida cotidiana, provocando uma mudança na sua postura e com isso, passa a ter uma ação crítica e reflexiva sobre o tema abordado na escola. O ensino da Radioatividade através de um material didático interativo pode proporcionar aos alunos uma melhor aprendizagem, pois os objetos digitais educacionais promovem uma maior interação com o tema abordado. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa é conhecer, por intermédio de um levantamento bibliográfico, a relação do material didático digital e o ensino da disciplina de Química, com ênfase na questão da radioatividade e propor um material didático que contenha Objetos Digitais Educacionais. No que diz respeito à metodologia, este estudo partirá de uma pesquisa eminentemente bibliográfica, mediante a análise das informações coletadas, através de uma abordagem qualitativa. A análise das referências revela um panorama abrangente da evolução dos estudos relacionados ao ensino de radioatividade, destacando desde abordagens históricas até propostas didáticas inovadoras. Esse conjunto de produções evidencia como o tema, embora tradicionalmente associado a contextos científicos e tecnológicos, tem sido constantemente revisitado em função das necessidades pedagógicas, da inserção de novas metodologias e da emergência das tecnologias digitais na educação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1348477 - CLAUDIA DE FIGUEIREDO BRAGA
Interno - 3376338 - ANDREI STEVEEN MORENO RODRIGUEZ
Interno - 2767868 - JAILTON DE SOUZA FERRARI
Interno - 1724468 - KAREN CACILDA WEBER