CCEN - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL (PROFQUI-UFPB)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
32167437

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: LUSINEIDE CAIANA LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUSINEIDE CAIANA LEITE
DATA: 30/09/2025
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/ryq-xnvo-dfu
TÍTULO: “OLHA A BANANA, OLHE O BANANEIRO": planejamento e aplicação da metodologia de rotação por estação com caráter interdisciplinar para o ensino de química
PALAVRAS-CHAVES: Rotação por Estações. Interdisciplinaridade. Ensino de Química
RESUMO: O modelo de Ensino Híbrido (EH) vem sendo utilizado de forma mais expressiva em espaços escolares brasileiros, motivado principalmente pelo período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) provocado pela pandemia da COVID-19. De forma específica, no Ensino de Química, ainda são poucos os relatos da aplicação desta abordagem, que busca unir ações em ambientes online e presencial, sendo os modelos de rotação os mais empregados. Dada a importância da Química como ciência central para compreensão de fenômenos relacionados a outros campos de conhecimento, esta pesquisa buscará responder à seguinte questão: Como o modelo híbrido de rotação por estações interdisciplinar a partir do tema banana possibilita maior engajamento nas aulas de Química rompendo com a visão fragmentada do conhecimento? O objetivo geral do estudo é investigar de que forma a construção de uma intervenção interdisciplinar, baseada na metodologia híbrida de rotação por estações e tendo a cultura da banana como tema gerador, pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem em turmas da 3ª série do ensino médio. De paradigma qualitativo, trata-se de uma pesquisa-intervenção. Os dados serão construídos em observações participantes e entrevista semiestruturada e também coletados via aplicação de questionários e análise de relatórios produzidos pelos participantes nas estações experimentais. Os dados serão analisados através de análise de conteúdo de Bardin (2011). Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam contribuir para se pensar o Ensino de Química em modelo híbrido, aproveitando a potencialidade das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e adicionando elementos que promovam interdisciplinaridade, visando incorporá-la no fazer docente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1937438 - CLAUDIO GABRIEL LIMA JUNIOR
Interno - 1348477 - CLAUDIA DE FIGUEIREDO BRAGA
Interno - 1979024 - DAYSE DAS NEVES MOREIRA
Interno - 1491615 - LILIANA DE FATIMA BEZERRA LIRA DE PONTES