PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABELA THAIS FIDELIS A DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZABELA THAIS FIDELIS A DA SILVA
DATA: 10/08/2018
LOCAL:
TÍTULO: Aspectos biológicos e comportamentais de Doru luteipes (Dermaptera: Forficulidae) sobre Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) e Diatraea saccharalis Fabr. (Lepidoptera: Crambidae) em diferentes temperaturas
PALAVRAS-CHAVES: Controle biológico, tesourinha, lagarta do cartucho
RESUMO: A cultura do milho (Zea mays L.) constitui-se de um cereal de expressiva relevância para o uso industrial, porém, a incidência de insetos-praga tem prejudicado o rendimento das lavouras. Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) e Diatraea saccharalis (Fabr.) são exemplos dessas pragas, que causam danos através da alimentação dentro do colmo da planta, tornando-a menos competitiva. A espécie D. luteipes têm demonstrado alto potencial como agente de controle biológico dessas pragas por alimenta-se de ovos e fases imaturas. Neste sentido, o objetivo desse estudo é avaliar os aspectos biológicos e a capacidade de predação de D. luteipes submetidas a diferentes temperaturas, quando alimentadas com ovos e larvas S. frugiperda e D. saccharalis. A pesquisa será conduzida no laboratório de Zoologia dos Invertebrados, Campus II, Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ninfas de 1º ínstar do predador D. luteipes serão individualizadas em placas de Petri, contendo alimento a base de dieta padrão, ovos e larvas de S. frugiperda e D. saccharalis, em quatro tratamentos, correspondentes às temperaturas de 23, 25, 27 e 30 ± 1ºC (temperatura fixas) e UR de 70 ± 10% com fotofase de 12 horas em câmaras climatizadas. Neste ensaio será avaliado por meio de contagem diária, o número de ovos e larvas consumido por cada exemplar do predador, como também o período ninfal correspondente a cada instar até a fase adulta. Ao ser constatado a fase adulta de D. luteipes, será formado casais, pelo qual serão mantidos nas mesmas temperaturas mencionadas, até a presença de posturas, para serem determinados: o período de pré-oviposição, número de posturas, número de ovos/postura, período de incubação e a viabilidade de ovos, considerando-se a porcentagem de ovos viáveis, inviáveis e inférteis. Com isso, a execução do trabalho permitirá definir a temperatura ideal de desenvolvimento deste predador em laboratório, para posteriormente obter a maximização do potencial de predação desse inimigo natural quando alimentado com S. frugiperda e D. saccharalis.
Presidente - 1716310 - CARLOS HENRIQUE DE BRITO
Interno - 1126094 - JACINTO DE LUNA BATISTA