PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LUIZA DE SOUZA MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LUIZA DE SOUZA MEDEIROS
DATA: 14/10/2021
LOCAL: Reunião Via Plataforma Google Meet
TÍTULO: Fenologia de Sideroxylon obtusifolium (Roem. & Schult.) T.D. Penn. em duas áreas de Caatinga, Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Semiárido. Precipitação pluvial. Fenofases. Quixabeira.
RESUMO: A riqueza de espécies vegetais nativas existentes na Caatinga é conhecida em virtude do múltiplo uso que essas plantas possuem, e uma das espécies encontradas neste bioma, com grande potencial, é Sideroxylon obtusifolium (Roem & Schult.) T.D. Penn. Nesse sentido, a sua conservação é de suma importância e os estudos fenológicos tornam-se ferramentas importantes para a compreensão de como ocorre a dinâmica florestal. Assim, o objetivo nessa pesquisa foi caracterizar os padrões fenológicos vegetativos e reprodutivos de S. obtusifolium, bem como o efeito das variáveis climáticas (precipitação, temperatura e umidade) em duas áreas de Caatinga na Paraíba. Para tanto, foram avaliados: Percentual de intensidade de Fournier e o Índice de atividade (brotamento, senescência, floração e frutificação), durante o período de um ano e dez meses. A sazonalidade de cada fenofase foi analisada pela estatística circular. Com base nos resultados foi observado que, o comportamento fenológico de brotação e senescência foliar contínuos, assim como de botões florais e flores em antese das populações estudadas de S. obtusifolium em áreas distintas de Caatinga é semelhante nos meses de pico, com maior intensidade em outubro e maior produção de frutos em julho.
Presidente - 1520078 - EDNA URSULINO ALVES
Interno - 337908 - RISELANE DE LUCENA ALCANTARA BRUNO