PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Phone
Not informed

News


Banca de DEFESA: ALBERT EINSTEIN MATHIAS DE MEDEIROS TEODOSIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBERT EINSTEIN MATHIAS DE MEDEIROS TEODOSIO
DATA: 30/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Defesa hibrida (parte remota pelo Google Meet e no Laboratório de Pós-Colheita)
TÍTULO: FISIOLOGIA DA MATURAÇÃO, QUALIDADE E POTENCIAL FUNCIONAL DE FRUTOS DE ACESSOS DE UMBUZEIROS GIGANTES VISANDO A VALORIZAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Spondias tuberosa; atividade respiratória, produção de etileno, antocianinas, perfil de fenólicos, atividade antioxidante, qualidade de frutos.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Fisiologia de Plantas Cultivadas
RESUMO: Spondias tuberosa é uma espécie nativa brasileira de importância socioeconômica para a agricultura familiar e com grande apelo para a conservação de sua variabilidade genética, com elevada ocorrência no Semiárido Brasileiro. O umbu é um fruto consumido fresco ou processado, com ampla aceitação pelo consumidor devido ao seu sabor agridoce e pela diversidade de coloração na casca. Umbus gigantes são acessos promissores selecionados, cujo cultivo foi iniciado em pomares comerciai no Sudoeste da Bahia, os quais se destacam pelo tamanho e massa dos frutos em relação aos umbus silvestres, podendo ser até dez vezes maiores. Estas características sugerem um alto potencial comercial nacional, bem como para exportação. Baseado no exposto, este trabalho foi dividido em 2 experimentos, em delineamento inteiramente casualizado e 4 repetições. O Experimento I teve como o objetivo avaliar a fisiologia da maturação e a qualidade de frutos dos acessos de umbus gigantes: América Dourada (AD), Lontra (LO) e Macaúbas (MA) em quatro estádios de maturação, com base na coloração da casca: predominante verde (VE), verde amarelado (VA), amarelo esverdeado (AE) e predominante amarelo (AM). No Experimento II o objetivo foi avaliar os compostos bioativos, perfil de fenólicos e a atividade antioxidante dos acessos de umbuzeiros gigantes (AD, LO e MA) em quatro estádios de maturação (VE, VA, AE e AM). No Experimento I, os frutos dos umbuzeiros gigantes apresentam padrão respiratório típico climatérico, com pico climatérico após o do etileno, com diferentes evoluções da coloração e ampla diversidade morfológica, a depender da variedade. As mudanças de cor e de firmeza podem ser consideradas índices adequados de maturação para indicar o ponto de colheita destes frutos. A variabilidade entre os acessos e os estádios de maturação quanto aos atributos avaliados influencia diretamente a qualidade dos umbus gigantes e os direcionam sugestivamente para o consumo de mesa e o processamento. Os umbus gigantes são frutos tropicais com aspectos de qualidade muito específicos que os tornam promissores para exploração comercial. No Experimento II, os teores de carotenoides, flavonoides amarelos, antocianinas, compostos fenólicos totais, atividade antioxidante e o perfil de fenólicos aumentaram na casca e na polpa dos frutos de umbuzeiros gigantes com o avanço da maturação. O ácido cafeico foi o ácido fenólico majoritário na casca e na polpa, enquanto que os flavonoides encontrados em maiores teores na casca foi a miricetina e na polpa a catequina. O máximo potencial funcional dos três acessos de umbuzeiros gigante foi atingido no terceiro estádio de maturação. Estes frutos podem ser considerados fonte promissoras de compostos bioativos para consumo humano pelos potenciais efeitos antioxidantes benéficos à saúde, com grandes possibilidades para consumo fresco nos grandes mercados, além da utilização na agroindústria para o desenvolvimento de novos produtos com alto valor agregado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338246 - SILVANDA DE MELO SILVA
Interno - 1347485 - REJANE MARIA NUNES MENDONCA
Externo ao Programa - 2343448 - EDILENE DANTAS TELES MOREIRA
Externo à Instituição - ALEX SANDRO BEZERRA DE SOUSA
Externo à Instituição - MARIA MANUELA ESTEVEZ PINTADO
Externo à Instituição - RAILENE HÉRICA CARLOS ROCHA ARAÚJO