PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Not informed

Banca de DEFESA: RAIFF RAMOS ALMEIDA NASCIMENTO

DISCENTE: RAIFF RAMOS ALMEIDA NASCIMENTO
DATA: 27/10/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: CRESCIMENTO, ÍNDICE E FLUORESCÊNCIA DA CLOROFILA DE MUDAS DE Passiflora edulis SOB LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO E FUNGO MICORRÍZICO
PALAVRAS-CHAVES: Crescimento vegetativo, maracujá, microorganismos
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Produção de Mudas
RESUMO: O maracujazeiro (Passiflora edulis), é uma fruta atrativa, nutritiva e amplamente valorizada, tanto para consumo in natura quanto para fins industriais, rico em vitamina A e C, além de apresentar teores relevantes de ferro, potássio, sódio, magnésio, enxofre e cloretos, bem como fibras e proteínas alimentares. No entanto, o crescimento, produção e qualidade do maracujá são limitados por diversos fatores ambientais, sendo crucial à adoção de tecnológias que ajude no seu sistema de produção, como é o caso do uso de fungos micorrízicos. Além disso, a utilização de uma irrigação eficiente é importante para o maracujazeiro, buscando um melhor crescimento das mudas e consequentemente maior produtividade. Portanto, objetivou-se avaliar o crescimento, o índice e a fluorescência da clorofila de mudas de maracujazeiro submetidas a fungos micorrizicos e lâminas de irrigação. O experimento foi realizado em ambiente protegido no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. O delineamento experimental adotado foi de blocos casualizados, com três blocos e unidade experimental constituída por quatro mudas. Os tratamentos foram obtidos a partir da combinação de três doses (0, 150 e 300 mL ha-1) do produto comercial EndoMaxx da empresa Sumitomo Chemical e, três reposições de lâminas de irrigação (80, 60 e 40%) da capacidade de campo. Avaliou-se o crescimento (altura de plantas, diâmetro do caule, número de folhas, área foliar e as massas da matéria seca) e os índices de clorofila e fluorescência da clorofila a. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Observou-se que, doses de 300 ml ha-1 de fungo micorrízico promoveram o aumento na maioria das variáveis analisadas. Ainda, a lâmina de irrigação em 80% da capacidade de campo proporcionou melhor resposta na maioria das variáveis estudadas.
Presidente - 1347774 - WALTER ESFRAIN PEREIRA
Interno - 013.554.153-06 - FRANCISCO THIAGO COÊLHO BEZERRA - UFPB