PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Not informed

Banca de DEFESA: SILVIO LISBOA DE SOUZA JUNIOR

DISCENTE: SILVIO LISBOA DE SOUZA JUNIOR
DATA: 20/02/2024
LOCAL: FITOSSANIDDE
TÍTULO: INFESTAÇÃO E CONTROLE DE INSETOS PRAGA NO CAFEEIRO EM AREIA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Coffea arabica;Bioinseticidas;Níveis de controle; Controle de insetos.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Entomologia Agrícola
RESUMO: O cafeeiro se destaca como um dos principais commodities do agronegócio mundial, sendo de grande relevância não apenas economicamente, mas também estando diretamente ligado à cultura em diversos países, como é o caso no Brasil, isso se deve ao alto valor agregado da cultura e à sua adaptabilidade produtiva. Apesar da relevância mencionada, a cadeia produtiva ainda sofre muito devido à falta de manejo adequado e à grande presença de insetos praga que a acometem durante seu ciclo, tais como o bicho mineiro, a broca do café e a cochonilha do cafeeiro, causando assim diversos prejuízos em sua produção, tornando-se necessária a avaliação dos danos causados e a busca por métodos eficazes para a diminuição da perda de produtividade. Portanto, esse estudo teve como objetivo avaliar a incidência de pragas que afetam a cafeicultura no estado da Paraíba, assim como avaliar métodos de controle químicos e biológicos. A pesquisa foi realizada na fazenda chã de jardim pertencente ao Centro de Ciências Agrárias da UFPB em duas áreas de cultivos com plantio de café já estabelecido, a primeira no terceiro ciclo produtivo e a segunda no quarto ciclo produtivo. A primeira avaliação de infestação foi realizada par os insetos: C. parahybenses e H. hampei nas variedades C.arábica: Catuaí vermelho 144, Catuaí amarelo 62, Catucaí 24137, Mundo novo, Arara e Bourbon, observando-se a presença do ataque desses insetos nas variedades, A segunda avaliação e controle foi realizada numa área de C.arábica de múltiplas variedades de plantio intercalado, onde verificou-se a ocorrência e controle de L. coffeella. Para o controle de L. coffeella, foi avaliado o número de galerias formadas pelo inseto testando-se 7 tratamentos: Metarhizium, Silicato de Potássio, Metarhizium + Silicato de Potássio, Metarhizium + Beauveria, Bold™, Match™ e Controle (Água).O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, com três blocos e 10 repetições por tratamento. Os dados foram submetidos à análise estatística através do modelo binomial com superdispersão para avaliar a incidência de H. hampeie C. parahybenses. Para a L. coffeella, os dados foram submetidos ao teste F utilizando o modelo linear generalizado, e os dados fisiológicos foram analisados através do agrupamento hierárquico. Não houve diferença estatística significativa entre as variedades testadas em relação à incidência de H. hampei e C. parahybenses. O inseticida Bold™ apresentou as melhores métricas para controle do L. coffeella em comparação aos demais produtos avaliados, além de demonstrar as melhores respostas fisiológicas.
Presidente - 1126094 - JACINTO DE LUNA BATISTA
Externo ao Programa - 2304330 - GUILHERME SILVA DE PODESTA