PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Phone
Not informed

News


Banca de DEFESA: MARIA JOELMA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOELMA DA SILVA
DATA: 26/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais (DFCA)
TÍTULO: Estratégias para aumento da qualidade e produtividade de sementes crioulas de feijão de corda (Vigna unguiculata (L.) Walp.)
PALAVRAS-CHAVES: Feijão caupi, melhoramento genético, germinação, vigor.
PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Produção e Beneficiamento de Sementes
RESUMO: O feijão de corda (Vigna unguiculata (L.) Walp) é considerado um dos principais componentes da dieta alimentar do brasileiro, sendo, portanto, considerado de grande importância econômica e social nas regiões Norte e Nordeste. Dessa forma, torna-se indispensável o cultivo de sementes com boa qualidade fisiológica, altos valores de vigor e germinação, livres de doenças e com pureza genética e física, para o estabelecimento e crescimento das lavouras. Para preservar os estoques de sementes com qualidade elevada de uma estação para a seguinte, bem como manter e conservar a integridade genética do material, estratégias adequadas de armazenamento são essenciais. O armazenamento mantém a integridade fisiológica do material a ser conservado, mas não proporciona aumento efetivo de produção, este, depende da seleção de genótipos superiores por meio de programas de melhoramento. Uma maneira de aumentar a produtividade das espécies é pela seleção de plantas em populações segregantes, obtidas por hibridação de genótipos superiores. Portanto, este projeto tem como objetivos, analisar diferentes embalagens e períodos de armazenamento sobre a preservação das atividades fisiológicas e físicas de sementes crioulas de feijão corda, bem como desenvolver e selecionar híbridos adaptados e altamente produtivos nas condições semiáridas. A dissertação possui dois capítulos: no primeiro capítulo foram abordados ensaios de armazenamento e no segundo os testes de hibridação de variedade crioulas de Vigna unguiculata. Os ensaios de armazenamento foram desenvolvidos em laboratórios no Centro de Ciências Agrárias, onde as sementes foram armazenadas em lotes de 300 gramas, em duas condições de ambiente: laboratório e câmara fria, em duas embalagens: garrafas de polietileno tereftalato (tipo PET) e embalagem alternativa a vácuo, por um período de 360 dias. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, em esquema fatorial 2 x 2 x 4 +1, os dados obtidos foram submetidos à análise da variância (Teste F, 0,01

0,05) e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5%. Para o teste de germinação, foi observado significância para o efeito isolado dos períodos para as variáveis índice de velocidade de germinação e massa seca da parte aérea. Para a embalagem foi observada significância apenas na característica porcentagem de emergência. Deste modo plântulas armazenadas nos períodos de 180 e 360 dias apresentaram aumento no crescimento, já para a parte aérea os melhores valores foram aos 90 dias, não diferindo dos períodos de 180 e 270 dias. As sementes armazenadas em ambientes de câmara fria e laboratório por 360 dias, apresentaram bom desempenho, mantendo sua qualidade física e fisiológica, ou seja, estas podem ser mantidas de uma safra para outra em garrafa pet ou vácuo. Os cruzamentos foram desenvolvidos em casa de vegetação. Já os genitores e híbridos foram cultivados na Estação experimental em São João do Cariri, Paraíba. As avaliações foram realizadas após 65 dias para as características diâmetro do caule, área do folíolo central, comprimento da planta, comprimento do folíolo central, largura do folíolo central, número de vagens por planta, comprimento da vagem verde e produtividade de grãos verdes, após 90 dias foram avaliados comprimento da vagem seca, número de grãos secos, peso de grãos secos e produtividade de grãos secos. O delineamento foi inteiramente atualizado com nove repetições, os dados foram realizados conforme o método de Griffing (1956), método I, modelo fixo. Para as características avaliadas na capacidade específica de combinação houve efeito significativo a 5%, para todas as características avaliadas com exceção do número de grãos secos e peso de grãos secos. Com relação ao efeito recíproco, só foi observada significância a 5% de probabilidade de acordo com o teste F para 50% das variáveis, diâmetro do caule, comprimento da planta, comprimento e largura do folíolo, comprimento da vagem, número e peso de grãos secos. Assim, indica-se a seleção VT2 e VT5 para serem utilizadas como genitores em programas de melhoramento e as combinações híbridas VT1 x VT4, VT2 x VT5, VT3 x VT6 e VT4 x VT5, assim como os recíprocos VT2 x VT1, VT3 x VT1, VT5 x VT1 e VT5 x VT4. A hibridação por meio de cruzamentos dialélicos entre variedades tradicionais tem se mostrado eficaz na identificação dos genitores e híbridos mais promissores em programas de melhoramento do feijão de corda para as condições semiáridas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1520078 - EDNA URSULINO ALVES
Externo ao Programa - 1711408 - LENYNEVES DUARTE ALVINO DE ARAUJO
Externo ao Programa - 2239629 - NAYSA FLAVIA FERREIRA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - LUCIANA DE FARIAS RODRIGUES