PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL ALEXANDRE RAIMUNDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL ALEXANDRE RAIMUNDO
DATA: 31/10/2018
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL E MAGNÉTICA DE LIGAS NiFe PREPARADAS ATRAVÉS DE SOLUÇÃO DE FIAÇÃO POR SOPRO E MOAGEM DE ALTA ENERGIA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras chaves: Nanofibras, Nanopartículas, Ni-Fe , Moagem de alta energia, solução de fiação por sopro e propriedades magnéticas.
PÁGINAS: 37
RESUMO: Nanofibras e nanopartículas de NiFe foram preparadas através da solução de fiação por sopro e moagem de alta energia, respectivamente. Posteriormente, foram realizadas calcinações em atmosferas de argônio e hidrogênio. Primeiramente, pós precursores de nitrato de níquel e ferro foram sintetizadas mecanicamente por 5h à seco com razão massa pó:bolas de aço de 4:15. Os Pós obtidos foram decompostos e reduzidos em atmosfera de H2 a 800 °C por 1h, obtendo nanopartículas de Ni-Fe. Em continuação, através dos mesmos precursores, nanofibras produzidas pela técnica de solução de fiação por sopro foram tratadas termicamente a 620 °C em atmosfera de argônio sob uma isoterma de 1h formando a liga de Ni-Fe. Estudos morfológicos, análises químicas, identificação de fases, espectroscopia mossbauer e caracterização magnética foram efetuadas por microscopia eletrônica de varredura (FEG), espectrometria de energia dispersiva, difração de raios X (DRX), espectrômetro mossbauer, magnetometria de amostras vibrantes (VSM) a temperatura ambiente e sistema de medição de propriedades físicas (PPMS) a baixas temperaturas nas amostras. Os resultados indicam que nanofibras de FeNi3 foram produzidas com distribuição de diâmetro médio de aproximadamente 133 nm e tamanho de cristalito em torno de 26 nm. A espectroscopia mossbauer indica a presença da magnetita (Fe3O4), sendo detectada também pela difração de raios-x. As propriedades magnéticas das nanofibras apontam um loop de histerese magnética com comportamento ferromagnético e magnetização de saturação de 115 emu/g a 4 K.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO
Interno - 2015851 - DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE
Externo à Instituição - FRANCINÉ ALVES DA COSTA
Externo à Instituição - MARCO ANTONIO MORALES TORRES
Presidente - 1367468 - RODINEI MEDEIROS GOMES
Interno - 2581068 - SANDRO MARDEN TORRES