PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de DEFESA: FELIPE MARASCHIN PEREIRA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE MARASCHIN PEREIRA DE SOUZA
DATA: 26/08/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do PPGEM
TÍTULO: APLICAÇÃO DE UMA RNA NARX PARA OBTENÇÃO DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DE UM ATENUADOR DE IMPACTO DE ALUMÍNIO DO TIPO HONEYCOMB
PALAVRAS-CHAVES: Atenuador de impacto; Honeycomb; RNA; LMF.
PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
SUBÁREA: Mecânica dos Sólidos
ESPECIALIDADE: Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos
RESUMO: Na industria automobilistica, uma das maiores preocupacoes gira entorno da seguranca dos ocupantes. Em virtude disso, em automoveis, existem varios equipamentos que sao usados de forma a os deixarem cada vez mais seguro. Entre eles, um importante equipamento e o atenuador de impacto, que tem o proposito de absorver a energia do impacto no caso de uma colisao. Muitos desses equipamentos utilizam honeycomb como material de construcao e associado a isso a utilizacao de sistemas inteligentes, o estudo dessa materia pode ser facilitado, uma vez que com a identificacao dos comportamentos mecanicos (aceleracao, deformacao e energia absorvida) pela rede neural artificial reduz o custo computacional e como consequencia o tempo de processamento. Este trabalho propoem a identificacao dos comportamentos mecanicos ja citados por uma rede neural recorrente (feedback) e rede neural alimentada diretamente com multiplas camadas (feedforward) de um atenuador de impacto feito honeycomb de aluminio subexpandido utilizando dados de simulacoes numericas realizadas por meio do metodo dos elementos finitos (MEF) para o treinamento e validacao para o aprendizado e identificacao da rede neural. Foram utilizadas as regras do Formula SAE quanto a velocidade, massa de impacto e dimensao minima do atenuador nas simulacoes. Para cada atenuador de dimensoes 200x100x200 mm, 200x130x200 mm, 200x150x200 mm, 200x180x200 mm e 200x200x200 simulado foi avaliado a aceleracao, energia absorvida e deformacao. Com intuito de testar novos materiais, foi realizada uma simulacao onde o atenuador de impacto utiliza como material de sua concepcao uma liga com memoria de forma (LMF), assim podendo observar a propriedade da superelasticidade/pseudoelasticidade na atenuacao de impacto. Por fim, os resultados do LMF foram comparados com os do atenuador de aluminio simulado e identificado pela RNA. Os resultados obtidos foram satisfatorios, mostrando que os dois tipos de redes neurais foram capazes de aprender o comportamento do atenuador de impacto com medias percentuais absolutas (MAPE) na de menos que 10%, sendo a rede com feedback de melhor performance para aceleracao (MAPE DE 9,4%), e a rede com feedforward apresentou melhores resultados para deformacao e absorcao de energia (MAPE de 6,3% e 2,29% respectivamente).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2454645 - MARCELO CAVALCANTI RODRIGUES
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Externo ao Programa - 2532716 - JOSE CARLOS DE LIMA JUNIOR
Externo ao Programa - 1296645 - KOJE DANIEL VASCONCELOS MISHINA