PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Not informed

Banca de DEFESA: MARCIO ANDRADE ROCHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIO ANDRADE ROCHA
DATA: 31/01/2020
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: ESTUDO DO AVANÇO DE INJEÇÃO DE BIODIESEL EM UM MOTOR DUAL DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO UTILIZANDO GÁS NATURAL E BIODIESEL
PALAVRAS-CHAVES: Motores do ciclo diesel; motores “dual fuel“ biodiesel-GNV; gás natural veicular; ponto ideal de injeção do gás natural; injeção eletrônica diesel.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: O presente de trabalho objetiva estudar o avanço de injeção de biodiesel em um motor dual de ignição por compressão utilizando gás natural e Diesel/biodiesel a ser realizado no Laboratório de Ensaios de Motores e Emissões-LEME da RECOGÁS na Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Esperamos que a determinação do ponto ideal de injeção do Diesel/biodiesel possa proporcionar uma combustão completa do gás natural veicular juntamente com o Diesel/biodiesel mantendo-se a máxima potência e torque do motor originalmente especificado pelo fabricante com uso exclusivo de Diesel/biodiesel, sem gerar problemas referentes ao que se conhece como knock, aumento de poluentes lançados ao meio ambiente, diminuição da autonomia e aumento de custos. Um sensor de vibração piezoelétrico, do tipo sensor de detonação automotivo utilizado em veículos com motor “flex” facilmente encontrado no comércio e de baixo custo, foi acoplado ao bloco do motor Diesel MWM 4.07 TCE. Os sinais por ele emitidos juntamente com o sinal de abertura do bico injetor foram captados e condicionados em circuito eletrônico confeccionado para determinação do atraso de ignição “delay de ignição”. A validação do código elaborado para o circuito eletrônico se deu através da comparação com os valores obtidos mediante osciloscópio. Para variação do avanço de injeção fizemos uso de um variador de avanço da Tury modelo T30 utilizado em veículos equipados com sistema de gás natural veicular (GNV). Para análise dos resultados obtidos foram elaborados gráficos e tabelas contendo informações acerca dos atrasos de ignição e variações do avanço utilizando injeção de GNV e misturas de Diesel/biodiesel em três proporções B10, B20 e B50. Também foi desenvolvido um estudo dos gases emitidos a partir das informações captadas por um analisador dos gases “Optima 7” instalado no escapamento do motor.
Presidente - 330572 - CARLOS ANTONIO CABRAL DOS SANTOS
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO