PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Not informed

Banca de DEFESA: BENILTON LUIS N DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BENILTON LUIS N DE OLIVEIRA
DATA: 17/10/2012
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: ANÁLISE ENERGÉTICA E EXERGÉTICA DE UM MOTOR DIESEL OTTOLIZADO TURBOALIMENTADO OPERANDO COM GLP EM TRÊS SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO DISTINTOS
PALAVRAS-CHAVES: 1. Engenharia Mecânica. 2. Termofluidos. 3. Motores de combustão interna. 4. GLP. 5. Diesel
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

O sucesso do processo de conversão do motor Diesel Perkins 1104-44TAG, turboalimentado, para gás depende preponderantemente da escolha do sistema de alimentação de combustível a ser empregado. Em princípio, apenas três formas distintas de alimentação para combustíveis gasosos são exploradas: por arrasto do gás, através de um misturador tipo Venturi, com controle da demanda de gás de forma mecânica e eletrônica; e por injeção de gás diretamente no coletor. Estas três formas de alimentar o motor foram exploradas e analisadas a luz da Primeira e da Segunda Lei, sob as mesmas condições: taxa de compressão de 9,33:1, mistura estequiométrica, rotação de 1800 rpm e ângulo de avanço de 27° (10 – 30 kW) e 20° (40 kW). Neste trabalho, também foram estudados: a influência do ângulo de avanço sobre o consumo e a emissão de NOx, bem como a influência da refrigeração do turbocompressor no desempenho motor convertido. Sendo assim, o objetivo deste trabalho resumiu-se em avaliar o desempenho do motor Diesel ottolizado, turbinado com aftercooler, operando apenas com gás liquefeito de petróleo (GLP) nas três formas distintas de alimentação. Nos testes de desempenho realizados, com o motor Perkins acoplado a um gerador de 84 kVA, foram analisados os consumos, as potências, as emissões dos gases de escape, as temperaturas e as pressões. Os resultados obtidos demonstraram que quanto maior o ângulo de avanço, até o limite da detonação, menor será o consumo de gás e maior será a emissão de NOx; já o balanço energético e exergético apresentaram respectivamente grande quantidade de energia e exergia desperdiçada para o ambiente ou na combustão, bem como baixa taxa de transferência de calor para o sistema de arrefecimento; entre as três formas de alimentação, os dois sistemas por arrasto apresentaram desempenhos semelhantes e superior ao injetado, todavia, ao se instalar o dispositivo de refrigeração da turbina foi possível aumentar a faixa de trabalho do motor em 10 kW, passando de 40 kW sem refrigeração para a máxima de 50 kW com refrigeração, contudo, comparando o desempenho do melhor sistema de alimentação (turbina refrigerada) com o motor diesel verificou-se que a conversão não apresenta uma viabilidade econômica para ser instalado numa indústria, tendo-se em vista o custo elevado por cada potência em relação diesel, bem como a limitação da potência máxima, que no diesel é de 100 kW. Desta forma, foram propostos alguns estudos futuros, envolvendo o processo de combustão, o sistema de alimentação e de arrefecimento, visando melhorar o desempenho deste motor com GLP.

Presidente - 329578 - EMERSON FREITAS JAGUARIBE
Interno - 337396 - JOSE MAURICIO ALVES DE MATOS GURGEL