PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LARISSA DA SILVA PONTES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA DA SILVA PONTES
DATA: 16/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: online - link: meet.google.com/zmb-bows-wpi
TÍTULO: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE AEROGERADORES VERTICAIS H UTILIZANDO O MODELO DE MÚLTIPLOS TUBOS DE CORRENTE E DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Aerogeradores, Turbina Eólica de Eixo Vertical, Rotor H, Múltiplos Tubos de Corrente, Dinâmica dos Fluidos Computacional
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
SUBÁREA: Fenômenos de Transporte
ESPECIALIDADE: Mecânica dos Fluídos
RESUMO: O presente trabalho analisa a performance de uma turbina Darrieus do tipo H através de um método baseado nos conceitos de elemento de pá e quantidade de movimento (BEM – Blade Element Momentum), conhecido como método de múltiplos tubos de corrente (implementado pelos laboratórios SANDIA/USA como código DART- DARrieus Turbine) e por meio de análises via Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD - Computational Fluid Dynamics) via software Fluent/ANSYS. O objetivo principal é comparar os resultados obtidos pelos dois métodos para um modelo bidimensional simplificado de um rotor H em escala reduzida, cujas dimensões foram obtidas através de um processo de otimização de rotores eólicos baseado no código DART para máxima extração de energia eólica com base nos dados de vento coletados na estação meteorológica OMM:08798 (Latitude: -7,1°; Longitude: -34,86°) situada no Laboratório de Energia Solar (LES/UFPB), João Pessoa. Os dados de vento representam uma série histórica dos últimos 40 anos medidos a 7,43 metros de altura e que foram extrapolados para uma altura de 100 m. Embora ligeiramente diferentes, os resultados apontam que o código DART (Cpmax = 0,29, λmax = 3,4) pode ser utilizado como uma boa aproximação inicial para projetos de rotores eólicos verticais do tipo H, que posteriormente devem ser analisados em maiores detalhes através de modelos mais sofisticados através da Dinâmica dos Fluidos Computacional (Cpmax = 0,24, λmax = 3,0), uma vez que fenômenos importantes como efeitos da esteira nas pás na região posterior ao centro do rotor, estol dinâmico, efeitos da curvatura do escoamento e presença do eixo, não são capturados pelo modelo simplificado.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2206749 - JOAO ALVES DE LIMA
Interno - 337396 - JOSE MAURICIO ALVES DE MATOS GURGEL
Externo à Instituição - VICTOR WAGNER FREIRE DE AZEVEDO