PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ HENRIQUE MELO SILVA NOBREGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ HENRIQUE MELO SILVA NOBREGA
DATA: 11/11/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA COMPUTACIONAL, BASEADO EM NURBS, PARA INSPEÇÃO DO PERFIL EVOLVENTE E SUPERFÍCIE DE DENTES DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS USANDO MMCs
PALAVRAS-CHAVES: perfil evolvente, MMC manual, Touch Trigger Probe, estratégias de medição, NURBS, parâmetro peso wi.
RESUMO: Por muitos anos a transmissão de movimento e de potência por engrenagens tem sido uma tecnologia importante nas indústrias automotiva, mecânica e aeronáutica, justificando assim a considerável quantidade de pesquisas realizadas no âmbito do controle de qualidade destes componentes. Atualmente, inspeções do perfil evolvente das engrenagens cilíndricas vêm sendo realizadas utilizando Máquinas de Medição por Coordenadas (MMCs) com mesa rotativa e softwares de medição dedicados, podendo ser do tipo manual ou CNC, equipadas por sensores do tipo Touch Trigger e/ou sensores a Laser. A atuação destas máquinas vem aumentando nas operações de controle geométrico devido ao seu elevado nível de flexibilidade, automação e aos baixos níveis de incerteza frente às tolerâncias de peças fabricadas na indústria. Inspecionar geometrias com máquinas de medição CNC e utilizando sensores a laser seria uma das melhores condições de trabalho, uma vez que os erros inerentes ao operador seriam minimizados e a grande quantidade de pontos de coordenados obtidos com o uso do sensor a laser seria satisfatória para representar fielmente a geometria da peça medida. Porém, esta não é a realidade em muitas empresas que fabricam e inspecionam engrenagens, ou seja, elas utilizam MMCs manuais ou CNC, mas com sensores do tipo ponto a ponto, Touch Trigger Probe. Neste sentido, a motivação desta tese é desenvolver e validar estratégias de medição do perfil evolvente de engrenagens, fazendo o uso da ferramenta matemática NURBS (Non – Uniform Rational B-Splines) para modelamento da curva evolvente e da superfície do dente da engrenagem. Estratégias para alteração do parâmetro peso wi das NURBS também serão aplicadas para auxiliar na definição do procedimento de inspeção. Simulações serão realizadas utilizando o software computacional e a ferramenta NURBS. Nos testes experimentais será utilizada uma MMC manual modelo TESA MICRO-HITE 3D, com sensor TTP, repetibilidade de 0,62 μm, e as engrenagens foram confeccionadas utilizando o processo de usinagem fresa módulo.
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Externo à Instituição - ESLY CESAR MARINHO DA SILVA