PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA GUERRA DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA GUERRA DE ARAUJO
DATA: 15/12/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: SISTEMA HÍBRIDO PARA DIAGNÓSTICO ONLINE DE FALHAS EM MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS BASEADO NO MÉTODO VIBRACIONAL E DA CORRENTE DE ARMADURA
PALAVRAS-CHAVES:
RESUMO: O motor de indução trifásico é o principal meio de conversão eletromecânica existente, estando presente em praticamente todos os processos industriais. Devido à sua importância, é fundamental que estes equipamentos tenham uma correta manutenção preditiva, evitando perda de produção e acidentes operacionais em caso de falhas inesperadas. Diante deste cenário vários pesquisadores têm realizado pesquisas para detecção de falhas incipientes. Quanto ao método sensor utilizado, as técnicas mais comuns estão relacionadas à medição dos níveis de vibração utilizando acelerômetros e medição de sinais elétricos do motor. A escolha da técnica envolve fatores como a invasividade, o tipo de acionamento do motor e a sensibilidade à falha. A proposta deste trabalho envolve o desenvolvimento de um sistema híbrido que utilize dados coletados por sensores de vibração e de corrente para detecção de falhas em motores de indução trifásicos de maneira mais precoce e eficiente. Os sinais de corrente de armadura e de vibração serão processados no domínio do tempo e da frequência e servirão como entrada de um sistema lógico Fuzzy, permitindo que se aumente a sensibilidade e eficiência na detecção da falha em relação às técnicas individuais. Serão investigadas falhas de desalinhamento do motor, assim como em barras do rotor e rolamentos quebrados. Um sistema para ensaios experimentais está sendo montado e seus resultados serão confrontados com outras técnicas do estado da arte. Tais falhas serão identificadas através de um programa em Labview e classificadas quanto à sua severidade.
Presidente - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Interno - 331013 - FRANCISCO ANTONIO BELO