PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Not informed

Banca de DEFESA: JADER MORAIS BORGES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JADER MORAIS BORGES
DATA: 29/01/2016
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: CONTROLE DE UM SISTEMA DINÂMICO ROTATIVO UTILIZANDO MANCAIS COM ATUADORES LMF
PALAVRAS-CHAVES: Controle de vibrações, sistema eixo-rotor-macal, memória de forma.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: A maioria das máquinas rotativas, sobretudo aquelas montadas sobre eixos e mancais flexíveis, quando de seu início de funcionamento, tendem a passar por velocidades ditas críticas, ou seja, velocidades que podem levar o sistema a entrar em ressonância estrutural. Daí a preocupação constante pela busca de métodos eficazes de atenuar o efeito da vibração quando da passagem por tais velocidades. Atualmente vêm-se estudando aplicações de materiais formados a partir de ligas especiais como atuadores em sistemas dinâmicos, com o propósito de reduzir as vibrações numa faixa de frequência relacionada à região de ressonância. Nesta direção está o uso de componentes feitos de materiais ativos como as ligas com memória de forma - LMF, consideradas ligas metálicas "inteligentes", capazes de recuperar a sua forma original a partir da mudança de temperatura e/ou tensão mecânica, tendo como uma das principais características, sua elevada capacidade de variação da rigidez e de amortecimento, em função do aumento dos níveis de vibração. Apresenta-se, nesta tese, o desenvolvimento de uma concepção do sistema eixo-rotor com mancal ativo, fazendo uso de molas LMF e sistema de controle de temperatura baseado na lógica fuzzy, visando reduzir as amplitudes de vibração quando da passagem pela(s) velocidade(s) crítica(s). Tal redução ocorreu a partir da mudança de rigidez e amortecimento do sistema (mancal de suporte ativo), obtido pela mudança da temperatura das molas. Os resultados teóricos e experimentais do funcionamento do sistema mostraram a sua eficácia, sendo obtidas reduções da ordem de até 60% nas amplitudes, durante a passagem pela região de ressonância.
Externo à Instituição - ALBERDAN SANTIAGO DE AQUINO
Externo à Instituição - ANTONIO ALMEIDA SILVA