PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Not informed

Banca de DEFESA: LUIZ HENRIQUE MELO SILVA NOBREGA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ HENRIQUE MELO SILVA NOBREGA
DATA: 07/04/2016
LOCAL: AUDITORIO DO PPGEM
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UMA ESTRATEGIA DE MEDICAO, BASEADA EM NURBS, PARA DETERMINACAO DO DESVIO TOTAL DE PERIL (Fα) DE ENGRENAGENS CILINDRICAS DE DENTES RETOS USANDO MMCs
PALAVRAS-CHAVES: Maquina de Medicao por Coordenadas (MMC), Touch Trigger Probe (TTP), Engrenagens cilindricas de dentes retos, NURBS, Desvio Total de Perfil (Fα)
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Por muitos anos a transmissao de movimento e de potencia por engrenagens tem sido uma tecnologia importante nas industrias automotiva, mecanica e aeronautica, justificando assim a consideravel quantidade de pesquisas realizadas no ambito do controle de qualidade destes componentes. Atualmente, inspecoes do perfil evolvente das engrenagens cilindricas vem sendo realizadas utilizando Maquinas de Medicao por Coordenadas (MMCs) com mesa rotativa e softwares de medicao dedicados, podendo ser do tipo manual ou CNC, equipadas por sensores do tipo Touch Trigger e/ou sensores a Laser. A atuacao destas maquinas vem aumentando nas operacoes de controle geometrico devido ao seu elevado nivel de flexibilidade, automacao e aos baixos niveis de incerteza frente as tolerancias de pecas fabricadas na industria. Inspecionar geometrias com maquinas de medicao CNC e utilizando sensores a laser seria uma das melhores condicoes de trabalho, uma vez que os erros inerentes ao operador seriam minimizados e a grande quantidade de pontos de coordenados obtidos com o uso do sensor a laser seria satisfatoria para representar fielmente a geometria da peca medida. Porem, esta nao e a realidade em muitas empresas que fabricam e inspecionam engrenagens, ou seja, elas utilizam MMCs manuais ou CNC, mas com sensores do tipo ponto a ponto, Touch Trigger Probe. Neste sentido, a motivacao desta tese e desenvolver e validar estrategias de medicao do perfil evolvente de engrenagens, fazendo o uso da ferramenta matematica NURBS (Non – Uniform Rational B-Splines) para modelamento da curva evolvente e da superficie do dente da engrenagem. Estrategias para alteracao do parametro peso wi das NURBS tambem serao aplicadas para auxiliar na definicao do procedimento de inspecao. Simulacoes serao realizadas utilizando o software computacional e a ferramenta NURBS. Nos testes experimentais sera utilizada uma MMC manual modelo TESA MICRO-HITE 3D, com sensor TTP, repetibilidade de 0,62 μm, e as engrenagens foram confeccionadas utilizando o processo de usinagem fresa modulo.
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Externo à Instituição - ESLY CESAR MARINHO DA SILVA