PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL DE SA TELES E LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL DE SA TELES E LIMA
DATA: 20/09/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: CARBONATAÇÃO SUPERCRÍTICA DE MATERIAL ALCALINAMENTE ATIVADO
PALAVRAS-CHAVES: Carbonatação supercrítica, Material Alcalinamente Ativado, Durabilidade, Metacaulim
RESUMO: O nível de emissões de gases tóxicos cada vez mais elevados tem trazido um alerta global sobre a importância de buscar alternativas para a redução desse índice sem comprometer a desenvolvimento econômico. Os motores movidos a combustíveis fósseis a produção de cimento Portland para construção civil, são as maiores causas de emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, provocando o efeito estufa e consequentemente, graves fenômenos climáticos. Outra consequência são os danos causados em estruturas de concreto à base de cimento Portland, onde o dióxido de carbono, através de meio úmido, forma carbonatos que reduzem o pH e expõe a armação metálica à uma atmosfera de baixa alcalinidade. Uma alternativa à utilização do concreto à base de cimento Portland são os materiais ativados alcalinamente produzidos a partir de escória de alto forno, metacaulim ou cinza volante, e ativados com soluções alcalinas como hidróxido e silicato de potássio. Historicamente, esses materiais apresentam níveis inferiores de gases tóxicos e propriedades mecânicas semelhantes aos convencionais. Foi avaliado nesta pesquisa o efeito da carbonatação acelerada nas propriedades mecânicas, térmicas e microestruturais de materiais alcalinamente ativados. As amostras confeccionadas foram submetidas à uma atmosfera pressurizada e saturada com dióxido de carbono gasoso, até o fluido atingir o estado supercrítico (31,6°C e 7,34 Mpa). Em seguida foi realizada a caracterização mecânica (ensaio de compressão) e microestrutural (TG, DTA, MEV e DRX).
Externo ao Programa - 6338008 - ANTONIO FARIAS LEAL
Interno - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA