PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Not informed

Banca de DEFESA: VLADYR YURI SOARES DE LIMA CAVALCANTI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VLADYR YURI SOARES DE LIMA CAVALCANTI
DATA: 15/12/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: ESTUDO TEÓRICO DE UM SENSOR CAPACITIVO HELICOIDAL APLICADO AO ANALISADOR DE MISTURA ETANOL-ÁGUA
PALAVRAS-CHAVES: constante dielétrica etanol-água, mistura dipolar etanol-água, sensor capacitivo helicoidal.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: No processo de fabricacao do etanol, o teor alcoolico e uma medida importante na determinacao da qualidade do produto. Este trabalho apresenta dois modelos teoricos aplicados ao Analisador de Misturas pela Polarizacao Dipolar (AMPD) no intuito de elevar a exatidao nas medidas do teor alcoolico do etanol realizadas pelo equipamento. O modelo da constante dieletrica para o solvente binario etanol-agua introduz a dependencia com o inverso da temperatura nos termos lineares de mais altas ordens, conseguindo diminuir o erro de 4,65% para 0,96%. O modelo matematico para o sensor capacitivo com a geometria helicoidal apresenta uma melhor aproximacao com os pontos experimentais obtidos na literatura. No problema direto, a partir da proporcao da mistura etanol-agua, obtem-se o valor da constante dieletrica com o modelo proposto para o calculo da constante dieletrica para a mistura binaria etanol-agua e com o modelo matematico para o sensor helicoidal pode se determinar o valor da capacitancia. No problema inverso, com o valor da capacitancia medido, e possivel determinar o valor da constante dieletrica e, por conseguinte o valor da proporcao de material na mistura etanol-agua, isto e, o seu teor alcoolico. Os resultados apresentados foram obtidos atraves de analise realizada dos modelos, com dados experimentais obtidos na literatura. Observa-se uma maior exatidao nos resultados analisados em confronto com os resultados apresentados na literatura. A implementacao destes dois modelos no AMPD visa melhorar a exatidao do equipamento na medida do teor alcoolico em tempo real dentro da industria, aprimorando com isso o processo de producao do etanol, trazendo como vantagens a economia de recursos.
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Presidente - 331013 - FRANCISCO ANTONIO BELO