PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ALBERTO DE MENDONCA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ALBERTO DE MENDONCA RIBEIRO
DATA: 16/04/2013
LOCAL: Sala de Reuniões CT/UFPB
TÍTULO: Atualização do Mapa de Análises Climáticas de João Pessoa – Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Planejamento urbano; Mapa climático; Clima Urbano
RESUMO:

A reprodução cartográfica das informações climáticas da cidade é um instrumento que pode auxiliar no entendimento das questões ambientais urbanas e na tomada de decisão no planejamento das cidades. Diante disto o presente trabalho caracteriza a cidade de João Pessoa a partir da metodologia de mapeamento climático, aplicada por Katzschner (2009), que avalia o clima urbano segundo uma consideração do balanço de energia da cidade, determinado pela sua carga térmica (características térmicas) e potencial dinâmico (ventilação). Nesse sentido, foram elaborados os mapas de volume construído, de áreas verdes, de ocupação do solo, e de proximidades a elementos de favorecem à ventilação. Através desses mapas realizaram-se a classificação e a valoração das áreas da cidade segundo suas capacidades de elevação da temperatura do ar e de obstrução dos escoamentos dos ventos. Essa classificação e valoração fornecem informações que podem auxiliar futuras intervenções arquitetônicas e urbanísticas e que critérios climáticos sejam incorporados ao planejamento da cidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. As analises dos resultados dos referidos mapas constata que as alterações causadas pelo aumento do volume construído, pela redução da porosidade ao escoamento de vento e pela escassez da cobertura vegetal têm provocado alterações no clima urbano de João Pessoa.

Presidente - 1346053 - ALUISIO BRAZ DE MELO
Externo à Instituição - ANTONIO SOUTO COUTINHO - UFPB