PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de DEFESA: NAYARA DOS SANTOS LEMOS

DISCENTE: NAYARA DOS SANTOS LEMOS
DATA: 25/08/2015
LOCAL: Sala de Multimídia
TÍTULO: Habitações Flexíveis e Adaptáveis: O Estudo da Aplicabilidade de Tecnologias do Solar Decathlon Europe para Conjunto Habitacional Popular de João Pessoa-PB, Brasil.
PALAVRAS-CHAVES: Solar Decathlon Europe, flexibilidade e adaptabilidade, Arquitetura de Habitação Popular.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: Atualmente no Brasil, pode-se observar que a disponibilidade habitacional não vem acompanhando seu crescimento populacional, e nesse ponto João Pessoa não é diferente. Bonates (2009) afirma que na cidade de João Pessoa o governo tenta minimizar o problema habitacional com a produção massiva de habitações populares na periferia da cidade, mas isso não é suficiente. Suassuna Lima (2009) argumenta que, como solução para a redução de custos habitacionais, adotou-se o rebaixamento dos padrões da moradia e a redução de dimensionamento de ambientes internos, deturpando-se o conceito de casa mínima, e provocando dos problemas habitacionais identificado como maior fator de insatisfação dos usuários: a falta de espaço, principalmente quando se trata de Habitações de Interesse Social. Na busca de soluções para esse problema, a flexibilidade espacial e a adaptabilidade surgem como uma forma de fornecer ao usuário um espaço doméstico mais dinâmico, de forma que a habitação possa evoluir e adaptar-se a um número diversificado de situações. Várias iniciativas de incentivo a desenvolvimentos de projetos seguindo essa linha de pensamento surgiram ao redor do mundo, dentre elas o Solar Decathlon. Essa competição universitária internacional multidisciplinar, desafia equipes colegiais a projetar, construir e operar protótipos de casas eficientes, com dimensões mínimas, que combinem espaços confortáveis e funcionais com tecnologias e estratégias que reduzam o consumo energético da mesma, superando a limitação de espaço. Esta pesquisa surge com o objetivo de debruçar-se sobre a melhoria da problemática habitacional de interesse social por intermédio da análise dos aspectos de Flexibilidade e Adaptabilidade da Arquitetura para avaliar o potencial de uso de algumas das tecnologias identificadas nos processos projetuais do Solar Decathlon Europe, e assim aplicá-las em uma tipologia habitacional de interesse social de João Pessoa. Para tanto utilizou-se como exemplo o Conjunto Habitacional Gervásio Maia.
Interno - 1790856 - CARLOS ALEJANDRO NOME SILVA
Externo à Instituição - DOUGLAS QUEIROZ BRANDÃO