PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Not informed

Banca de DEFESA: MARINA MONTEIRO TORRES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA MONTEIRO TORRES
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Sala de Vídeo-Conferência - CCSA
TÍTULO: O mercado de trabalho e seus efeitos sobre a saúde dos trabalhadores brasileiros.
PALAVRAS-CHAVES: salário mínimo. atividades físicas. consumo. hábitos saúdáveis.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: Esta Tese será composta por três ensaios, que abordarão questões relevantes em Economia do Trabalho, mais especificamente a questão do salário mínimo e do desemprego, e seus reflexos na saúde dos indivíduos. No primeiro ensaio serão investigados os impactos da política de salários mínimos (SM) na autoavaliação de saúde dos trabalhadores, a partir de como os incrementos no salário mínimo, definidos anualmente por decreto, influenciam na percepção que os trabalhadores têm da sua saúde. Para alcançar os objetivos da pesquisa, um modelo Propensity Score Matching (PSM) será estimado com dados da PNAD (2008) e PNS (2013; 2018), considerando-se o modelo probit para estimação do escore de propensão e quatro técnicas de pareamento: nearest neighbours, kernel, radius e stratification. No segundo ensaio, o objetivo será identificar os hábitos alimentares do trabalhadores dado um incremento no Salário Mínimo, isto é, como a frequência no consumo de alimentos nutricionalmente recomendados é impactada pelos reajustes anuais.Novamente, será feito uso do modelo Propensity Score Matching (PSM) e de dados da PNS (2013; 2018). Por fim, o terceiro ensaio terá o objetivo de investigar os efeitos da condição de desemprego na prática de atividades físicas, desagregando-se os efeitos isolados sobre as atividades domésticas pesadas e os exercícios físicos. Um pseudo-painel será construído com dados da PNS (2013;2018), e a estimação do modelo de efeitos fixos será feita separadamente para homens e mulheres, já que ambos podem responder de maneira diferente à mudanças em sua forma de alocar o tempo.
Interno - 2476028 - HILTON MARTINS DE BRITO RAMALHO
Interno - 1646137 - MERCIA SANTOS DA CRUZ