PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Not informed

Banca de DEFESA: DANIEL TOMAZ DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL TOMAZ DE SOUSA
DATA: 22/02/2021
LOCAL: PPGE
TÍTULO: ENSAIOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ESTADO DE SAÚDE E MERCADO DE TRABALHO
PALAVRAS-CHAVES: Estado de saúde individual. Obesidade. Múltiplo emprego. Diferencial de rendimentos. Aposentadoria.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: Esta tese é composta por três ensaios que versam sobre a relação entre o estado de saúde individual e mercado de trabalho. O primeiro ensaio tem como objetivo verificar o efeito do estado de saúde individual sobre a decisão de participação no mercado de múltiplos empregos. Os dados utilizados são da Pesquisa Nacional de Saúde 2013 e a estratégia empírica faz uso de modelos de probabilidade, que buscam corrigir viés de seleção amostral e endogeneidade. Cerca de 3,78% da amostra de trabalhadores ocupados possuem mais de um emprego. A direção dos resultados varia de acordo com a métrica de saúde, quando emprega-se o autorreporte do mau estado de saúde é observada uma menor probabilidade de possuir mais de um emprego, já as medidas associadas à doenças crônicas não foram relevantes, na maioria das estimações. Em alguns casos, ter um mau estado de saúde está associado a uma maior probabilidade de participar desse mercado, resultado que pode advir do efeito renda, em que o agente busca fontes de renda adicionais para cuidar dos problemas de saúde. O segundo ensaio tem como objetivo mensurar o diferencial de rendimentos entre obesos e não obesos para o Brasil e entender quais componentes explicam essa diferença. Os dados utilizados são provenientes da Pesquisa Nacional de Saúde de 2013. O método de decomposição se baseia em regressões quantílicas incondicionais. Os resultados confirmam a existência do diferencial salarial entre obesos e não obesos, tanto para homens quanto mulheres. No caso dos homens, a diferença foi favorável aos obesos em todos os quantis e no caso das mulheres, favorável às não obesas. Os maiores diferenciais foram observados na parte superior da distribuição. Essa diferença é, em maior parte, explicada pelo efeito composição, o que indica que são características observáveis que causam a diferença salarial entre os grupos. O efeito estrutura salarial, que pode ter em sua composição elementos associados à discriminação, não foi relevante na maior parte dos quantis, dessa forma, há outros fatores que não foram captados pelo método e que explicariam parte da diferença. Por fim, o terceiro ensaio examina a relação entre o estado de saúde e decisões de aposentadoria. Os dados são provenientes do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil). Os modelos tobit e probit são base para as análises e o índice de saúde é construído a partir de um modelo probit ordenado. Os resultados evidenciam a importância do estado de saúde como determinante das escolhas dos adultos mais velhos e idosos. Possuir um bom estado de saúde implica numa relação positiva com a idade pretendida de aposentadoria, indicando que pessoas saudáveis pretendem se aposentar mais tarde. Já com a probabilidade de estar aposentado, os resultados apontam que indivíduos com bom estado de saúde são menos propensos a estarem aposentados.
Presidente - 1848107 - CASSIO DA NOBREGA BESARRIA
Externo à Instituição - EDWARD MARTINS COSTA