PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Not informed

Banca de DEFESA: THIAGO COSTA CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO COSTA CARVALHO
DATA: 29/07/2021
LOCAL: PPGE
TÍTULO: ENSAIOS SOBRE ECONOMIA DA EDUCAÇÃO: Escola Pública, impactos e consequências.
PALAVRAS-CHAVES: Desempenho educacional; Escola pública; Regressão de Quantis Extremos. Gestão Democrática; Dados em Painel Robustos
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: Esta tese é composta por dois ensaios independentes na área de economia da educação que têm como objeto de estudo a escola pública. O primeiro ensaio tem como objetivo avaliar o impacto da escola pública nos diferentes intervalos de resultados dos alunos no Enem, buscando captar as diferenças de desempenho a partir da análise por quantil. Para isso, é utilizado um modelo baseado em regressão quantílica para captar a diferença dos condicionantes ao longo da distribuição dos resultados e aplicado o modelo semi-paramétrico de seleção de amostra baseado em regressão por quantis extremos para superar o problema da endogeneidade. Os resultados apontam uma significativa diferença de oportunidades educacionais em desfavor do aluno proveniente da escola pública. O segundo ensaio objetiva mensurar o impacto da proposta do PNE para a gestão democrática nas escolas públicas de ensino fundamental do 5º e 9º ano sobre o desempenho educacional. Para isso é empregada uma análise com dados longitudinais considerando o resultado por escola Prova Brasil. A estimação considerou erros-padrão robustos e clusterizados para superar o problema da homocedasticidade. Os resultados indicam que todos os processos de seleção de diretores de escola observados tem impacto negativo sobre o desempenho médio da escola, porém esse efeito pode ser compensado pelo efeito do conselho escolar.
Interno - 1562141 - ERIK ALENCAR DE FIGUEIREDO
Externo à Instituição - FRANCISCO SOARES DE LIMA