PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: ANDERSON SANTOS DE SANTANA

DISCENTE: ANDERSON SANTOS DE SANTANA
DATA: 10/11/2020
LOCAL: Defesa em meio virtual
TÍTULO: A FORMAÇÃO GEOGRÁFICA DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Professor, Ensino de Geografia, Currículo, Neoliberalismo.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo estudar a formação geográfica do pedagogo. O objeto de nossa investigação foi o Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na modalidade presencial . A escolha dessa universidade se deu pela sua importância no estado e por formar o maior número de Pedagogos da Paraíba. . É nesse contexto que analisamos a formação geográfica ofertada aos alunos no referido curso, visando compreender a concepção formativa junto a seus sujeitos no processo de ensino-aprendizagem. Além de outros espaços formativos na universidade, entendemos que a sala de aula se configura como um espaço privilegiado de formação por isto a nossa investigação se deu em grande parte neste lócus. . Porém, para considerar a sala de aula nessa perspectiva, recorremos a análise dos currículos do Curso de Licenciatura em Pedagogia que orientam as práticas em sala de aula. Assim, estabelecia a universidade, o curso e os currículos, selecionamos a disciplina Ensino de Geografia como centro de nossas análises, por ser esta uma das que tem como objetivo desenvolver metodologias de ensino de Geografia, por ser obrigatória e por ser ofertada em todos os semestres. Para então articular os objetivos da pesquisa discutimos a relação entre os conhecimentos geográficos e os pedagógicos, através dessa disciplina, e nesta relação a percepção que os estudantes de Pedagogia têm sobre esses conhecimentos e a sua importância nos seus processos de formação como professor e no futuro, para o ensino na Educação Básica. É importante destacar ainda que esse curso é a base para a formação de muitos docentes que atuarão na Educação Básica e que serão responsáveis pela formação de um número importante de crianças e jovens na Paraíba e em outros estados brasileiros.
Presidente - 1522682 - MARIA ADAILZA MARTINS DE ALBUQUERQUE
Interno - 338016 - CARLOS AUGUSTO DE AMORIM CARDOSO