PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: ADRIANO SANTOS MEDEIROS

DISCENTE: ADRIANO SANTOS MEDEIROS
DATA: 16/11/2020
LOCAL: https://meet.google.com/bzd-kxie-myc
TÍTULO: A GEOGRAFIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SURDOS: em busca do desenvolvimento de um olhar geográfico
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia. Estudante surdo. Ensino e aprendizagem. Ensino Médio. Cultura surda.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia da População
RESUMO: A Geografia e o seu ensino, por conseguinte, ainda apresentam distanciamento teóricometodológico que se afasta de estudos no âmbito da surdez. A Geografia, enquanto ciência, desenvolveu-se seguindo os preceitos de pessoas que se enquadram dentro de um padrão de normalidade há muito instituído, e o seu ensino, por sua vez, também é limitado pelos padrões que se reproduzem dentro das instituições formais de ensino. A escola, como lugar de desenvolvimento de relações de ensino e aprendizagem, é permeada pelo encontro dessas questões que envolvem diretamente o ensino de estudantes surdos. Cabe levar em consideração que pessoas surdas tiveram sua trajetória direcionada por incursões educacionais guiadas por métodos consoantes com as suas capacidades. Após um longo período proibidas de desenvolverem suas habilidades, de acordo com as suas capacidades, as pessoas surdas são incluídas em escolas comuns, as quais recebem algumas modificações estruturais e pedagógicas para que o estudante surdo possa usufruir de condições de aprendizagem. Com isso, o ensino de Geografia pode ser utilizado como importante ferramenta para fortalecimento visuoespacial das pessoas surdas, se estiver entre os seus objetivos o desenvolvimento de um olhar geográfico sobre o espaço. Nesse sentido, o presente estudo dissertativo tem como objetivo principal analisar os processos educacionais envolvidos no ensino de Geografia para estudantes surdos em uma escola de Ensino Médio da cidade de Caicó/RN. Para alcançar esse objeto, foram traçados como objetivos específicos identificar se a atuação dos docentes que participam do ensino de Geografia para surdos contribui para o desenvolvimento do olhar geográfico desses estudantes; entender como se dá o funcionamento dos espaços escolares para o ensino de surdos; e relacionar elementos do conhecimento geográfico desenvolvido na escola à potencialidade visual dos estudantes surdos enquanto sujeitos visuoespaciais. A pesquisa de natureza qualitativa se configura em estudo de caso múltiplo incorporado proposto por Yin (2001). Como procedimento para a produção e coleta dos dados, foram utilizados questionários, entrevistas e observações não participante. A análise das informações, tendo como procedimento o estudo do enunciado na análise do conteúdo proposto por Bardin (1977), evidencia que o espaço escolar limita o desenvolvimento das capacidades surdas. O ensino de Geografia apresenta diferentes possibilidades para a estruturação de um olhar geográfico sobre o espaço de vivência de surdos. Porém, é necessário que professores saibam associar a atuação da intérprete da língua de sinais como parte do processo de desenvolvimento potencial desses estudantes. Autores como Callai (2013), Claval (1999, 2001), Gomes (2013, 2016, 2017), Doziart (2009), Sacks (2010), Strobel (2018), Vygotsky (1990) e Tuan (2013) auxiliaram no entendimento de como a Geografia pode se aproximar dos estudos surdos para que o ensino e aprendizagem de estudantes com essa condição aconteça como processo constante nos espaços escolares. Com isso, importa pensar que os espaços escolares podem não apresentar importância quando surdos não são motivados à utilização desses. Torna-se ineficiente a inclusão apenas por meio da sala AEE e intérprete, sendo que o processo de aprendizagem está ligado ao desenvolvimento das capacidades visuais de surdos, com a estruturação de um olhar geográfico.
Presidente - 1451441 - ANTONIO CARLOS PINHEIRO
Interno - 2420250 - CHRISTIANNE MARIA DA SILVA