PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA SILVA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA SILVA DOS SANTOS
DATA: 26/11/2020
LOCAL: UFPB-PPGG
TÍTULO: LICENCIATURA EM ESTUDOS SOCIAIS E A GEOGRAFIA: POLÍTICA CURRICULAR DE FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA DURANTE O REGIME MILITAR
PALAVRAS-CHAVES: Estudos Sociais, Formação Docente, Geografia, Currículo.
RESUMO: Esta pesquisa faz parte dos estudos e pesquisas de caráter histórico, pautada na compreensão do processo de formação docente durante o período marcado pelo Regime Militar, mais especificamente no que se refere aos Estudos Sociais e suas implicações para Geografia enquanto curso superior e disciplina escolar. Temos por objetivo geral analisar a formação docente a partir do currículo do curso de Licenciatura Curta em Estudos Sociais pela antiga FURNE (atual Universidade Estadual da Paraíba) e pela antiga FAFIG (atual Universidade Estadual da Paraíba, Campus Guarabira), ambos efetivados no mesmo contexto. Definimos o recorte temporal da pesquisa entre os anos de 1964-1984, por representar o período em que se é possível observar os principais processos e desdobramentos trazidos pelo Regime Militar, no qual os Estudos Sociais se estabelece enquanto disciplina nas escolas e curso superior nas universidades, isto é, quando a Geografia passa por uma gradativa substituição e descaracterização enquanto ciência e disciplina escolar. Buscamos analisar e compreender como as reformas educacionais influenciaram a educação e seu processo de construção e evolução durante o período em questão, mais especificamente no que diz respeito à Geografia, que ao mesmo tempo em que foi utilizada como ferramenta estratégica no processo de legitimação do governo, também seria substituída no currículo escolar, igualmente de forma estratégica, só que dessa vez pelo fato de desenvolver diferentes possibilidades de leitura do mundo por parte de inúmeros indivíduos pelo país.
Presidente - 338016 - CARLOS AUGUSTO DE AMORIM CARDOSO
Interno - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG