PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: ANGELICA MARA DE LIMA DIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGELICA MARA DE LIMA DIAS
DATA: 09/12/2020
LOCAL: Defesa em meio virtual
TÍTULO: A REVISTA DO ENSINO E A GEOGRAFIA ESCOLAR (1932 – 1942): INOVAÇÕES EDUCACIONAIS NA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Revistas pedagógicas. Escola Nova. Geografia escolar. Paraíba.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO: A Revista do Ensino foi um órgão oficial da imprensa educacional do estado da Paraíba que circulou durante os anos de 1932 a 1942, compreendendo um período marcado pelo movimento de renovação educacional (inspirado nas ideias da Escola Nova) e de uma política nacionalista empreendida pelo governo de Getúlio Vargas. Sendo assim, pretendemos analisar o papel da Revista do Ensino (PB) na difusão das inovações metodológicas propostas para o ensino de Geografia, no período que esta circulou; bem como as propostas da Escola Nova para a instrução primária na Paraíba; compreender o contexto histórico de criação de um impresso pedagógico oficial para instrução dos professores primários paraibanos e entender o papel do ensino de Geografia nas distintas fases de circulação da Revista do Ensino (PB). Ao analisar um impresso pedagógico local, corroboramos com André Chervel (1990) sobre a importância de pesquisas que prezem pelo estudo das disciplinas escolares e pela cultura escolar. Além deste autor, outros como Catani (1996); Albuquerque (2011) e Le Goff (2013) nos deram embasamento teórico sobre a temática tratada. Como procedimento metodológico, nos debruçamos na catalogação, análise e sistematização das informações das fontes, ou seja, os exemplares da Revista. Como resultados, nossa pesquisa mostra quão os impressos pedagógicos podem ser férteis para a compreensão do contexto educacional em que estão inseridos, constituindo-se fontes privilegiadas para a compreensão da Geografia escolar.
Presidente - 1522682 - MARIA ADAILZA MARTINS DE ALBUQUERQUE
Interno - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG