PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: RENILSON PINTO DA SILVA RAMOS

DISCENTE: RENILSON PINTO DA SILVA RAMOS
DATA: 09/12/2020
LOCAL: DEFESA POR MEIO VIRTUAL (GOOGLE MEET_LINK: https://meet.google.com/ooa-mhxu-iyu)
TÍTULO: ANÁLISE DA DINÂMICA DE RISCO À EROSÃO NO MUNICÍPIO DE GARANHUNS-PE
PALAVRAS-CHAVES: Sistema de Informações Geográficas; Risco à erosão; Município de Garanhuns, Processos erosivos; Análise dos processos hierárquicos.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geografia Física
RESUMO: Sendo considerado um dos maiores problemas ambientais que a humanidade enfrenta, a erosão dos solos remove anualmente toneladas de solos de diversos ambientes, ocasionando enormes áreas de degradação ambiental. Apesar de ser um fenômeno natural, os processos erosivos podem ser intensificados por meio de ações humanas, quando estas são indevidamente executadas em discrepância com os níveis locais de risco à erosão configurados por seu sistema ambiental. Se faz presente, então, a possibilidade de tomadas de decisão por parte da administração pública que vise a aplicar medidas em áreas com aparecimento de erosões, com o objetivo de mitigar a evolução desse fenômeno. Contudo isso só pode vir a ocorrer quando existem informações acerca de onde essa problemática ambiental pode ocorrer. Este trabalho busca entender a dinâmica dos processos erosivos no município de Garanhuns em diferentes datas, identificando processos erosivos já existentes e os relacionando com as características físico-naturais do município, juntamente com as formas de apropriação espacial que foram dadas às diferentes áreas do mesmo, realizando assim uma adequação da metodologia escolhida para a realidade de Garanhuns e realizando uma classificação de risco à erosão linear, assim como também analisando a remoção dos solos através do escoamento difuso pela equação universal de perda de solo. Para a realização desses procedimentos foram realizadas análises através da manipulação de dados em ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG), aplicando tanto a readequação dos pesos da metodologia base através do procedimento técnico da Análise dos Processos Hierárquicos (APH), quanto na aplicação da equação universal de perda de solo, através de varáveis tais como tipos de solo, declividade, curvaturas, orientação das vertentes, níveis de chuva e o uso e cobertura da terra. Para os mapas de risco à erosão foram estabelecidas a escolha de três principais classes, sendo elas a de baixo risco, médio risco e alto risco, enquanto nos resultados da equação universal de perda de solo se adotou o procedimento padrão de definição de intensidade de remoção de sedimentos por tonelada em hectares. Todos os outros dados utilizados no trabalho receberam a função de fomentar a discussão ao redor de como se comporta a dinâmico físico-ambiental do município, e de que forma isso contribui para a evolução dos processos erosivos, inclusive o índice de anomalia de chuvas que auxiliou a demonstrar quais foram os períodos de maiores e menores quantias de chuva nos últimos 30 anos. Para o mapeamento de risco à erosão há três datas escolhidas, representando os períodos de chuva mais intensos em 2010, os de menor quantia de chuvas em 2015 e a data mais recente, 2018. Referente a estas datas, observou-se em 2010 que baixo risco compreende a 95,09 Km², médio risco a 309,56 Km² e alto risco a 56,63 Km²; em 2015 baixo risco compreende a 96,77 Km², médio risco a 311,80 Km² e alto risco a 48, 71 Km²; finalmente, em 2018, baixo risco compreende a 92,40 Km², médio risco a 321,62 Km² e alto risco a 43, 40 Km². Na equação universal de perda de solo os níveis de remoção de material chegaram até o nível muito severo – em termos de média, algumas áreas do município perderam aproximadamente 129 toneladas de solos anualmente. Para que seja possível evitar essa possibilidade e mitigar os danos das erosões já existentes, a administração pública poderia aplicar diferentes medidas paliativas nas áreas que possuem um teor de alto risco à erosão, contribuindo assim para uma melhor manutenção do espaço do município de Garanhuns.
Presidente - 1785923 - DAISY BESERRA LUCENA
Interno - 4201553 - BARTOLOMEU ISRAEL DE SOUZA