PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: DAVID LUIZ RODRIGUES DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVID LUIZ RODRIGUES DE ALMEIDA
DATA: 18/12/2020
LOCAL: https://meet.google.com/vsz-ywpq-yhc
TÍTULO: O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA, CAJAZEIRAS-PB
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia. Pibid. Formação de professores. Análise do Discurso. Conhecimento pedagógico do conteúdo.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia da População
RESUMO: Este trabalho investiga a formação inicial de professores de Geografia participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O Pibid é uma iniciativa pública que visa contribuir para o processo de formação de professores a partir da articulação entre universidade e escola, teoria e prática, oferecendo uma maior vivência da prática escolar pelos licenciandos. Esse programa foi instituído em 2007, todavia, apenas com o Edital da Capes nº 61/2013 que o subprojeto de Geografia foi iniciado no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras-PB, local desta investigação. São participantes desta pesquisa: quatro alunos de licenciatura em Geografia (alunos bolsistas do Pibid), duas professoras da Educação Básica (professoras supervisoras) e duas professoras da Educação Superior (uma professora coordenadora de Geografia e a outra, coordenadora de gestão educacional). O objetivo geral da pesquisa é analisar a contribuição do Pibid para o desenvolvimento de uma base de conhecimentos para o ensino dos alunos bolsistas do curso de licenciatura em Geografia da UFCG, CFP, campus Cajazeiras-PB. A metodologia de pesquisa é o estudo de caso. Utilizou-se o procedimento da análise de discurso para averiguar as formações discursivas, parâmetros e regras apresentadas pelas orientações normativas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), relatórios, produções científicas e outros. Examinam-se também as formações imaginárias de alunos bolsistas do Pibid, professoras supervisoras e coordenadoras a partir de entrevistas. A partir dos estudos de Lee S. Shulman, analisa-se a base de conhecimentos mobilizada para a formação inicial de professores de Geografia, composta por quatro categorias principais: conhecimento do tema, conhecimento pedagógico, conhecimento do contexto e conhecimento pedagógico de conteúdo (CPC) de Geografia. Os resultados desta investigação demonstram como o conhecimento e o raciocínio pedagógico transformam o conhecimento para o ensino gerando novas compreensões, erros e más compreensões. Embora as formações discursivas indiquem uma pedagogia relacional e uma epistemologia de Geografia crítica ou construtivista, há diferentes concepções teóricas e metodológicas envolvidas nas intervenções do Pibid. Conforme os sujeitos da pesquisa, registram-se fontes de conhecimento no programa: a prática escolar, materiais didáticos e científicos, a pesquisa e a participação na vida política do Pibid. Os sujeitos apresentam um discurso polissêmico sobre a compreensão de teoria e prática no Pibid havendo três interpretações: organização do trabalho pedagógico, dimensão pedagógica e construção do conhecimento escolar do conteúdo. Apesar da importância dada por Shulman e seus colaboradores à categoria CPC, o conhecimento do contexto apresenta-se como elemento essencial durante todo o processo de ensino. Ele articula conhecimento para gerenciar a sala de aula, compreensões da comunidade escolar e do lugar. Além disso, ele atribui significado ao ato formativo dos professores e altera a percepção sobre os conteúdos, influenciando o modo como será abordado na escola.
Presidente - 1451441 - ANTONIO CARLOS PINHEIRO
Interno - 1047706 - JOSIAS DE CASTRO GALVAO