PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANE GALDINO BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYANE GALDINO BRITO
DATA: 10/12/2020
LOCAL: Sala Virtual MeetGoogle-UFPB ( https://meet.google.com/gcu-swdv-rmq )
TÍTULO: A GEOGRAFIA FÍSICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Natureza. Ensino de Geografia.
RESUMO: O relatório da pesquisa de dissertação está organizado em duas partes. A primeira é o memorial das atividades acadêmicas no Curso de Mestrado PPGG/UFPB. A segunda com a proposta de desenvolvimento da pesquisa: “A Geografia Física na formação inicial de professores para Educação Básica”, tendo como recorte os componentes curriculares da área Física do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, na cidade de Campina Grande-PB. Como objetivo geral busca-se compreender a proposta curricular voltada à formação docente em Geografia para o ensino dos conteúdos da natureza. Como objetivos específicos: analisar as orientações das DCNs para os cursos de licenciatura; identificar as contribuições dos estudos da Natureza nas pesquisas sobre o ensino como potencialidades para a constituição do conhecimento pedagógico do conteúdo; analisar as concepções do currículo pré-ativo e interativo para a formação de professores no Curso de Licenciatura em Geografia nos componentes curriculares da área Física; e, por fim, refletir acerca das potencialidades e limitações na formação docente em Geografia analisada a partir das tendências contemporâneas para o ensino da natureza na Geografia Escolar. Para tanto, fez-se uma revisão bibliográfica à luz da linha teórica da base de conhecimentos para o ensino, sobre formação de professores de Geografia, políticas curriculares, Geografia Física, além de um estado da arte de teses e dissertações sobre as contribuições da Natureza para o ensino de Geografia. Para a realização do estudo de caso com abordagem qualitativa, pretende-se desenvolver a análise documental do Projeto Pedagógico de Curso e dos planos de ensino, entrevista semiestruturada como os professores formadores e aplicação de questionários e realização de grupos focais com os licenciandos do 8º período. Os dados serão analisados com base na análise do conteúdo. Com a revisão bibliográfica, observaram-se demandas à formação de professores para constituição do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, com base em um conjunto de indicações teórico-metodológicas para a Natureza no ensino de Geografia.
Presidente - 1354018 - PEDRO COSTA GUEDES VIANNA
Interno - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG