PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DEUSIA LIMA ANGELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DEUSIA LIMA ANGELO
DATA: 14/12/2020
LOCAL: Defesa em meio virtual
TÍTULO: A GEOGRAFIA LOCAL NO ÂMBITO DAS PROVÍNCIAS/ESTADOS DO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS DE PERNAMBUCO E CEARÁ (1840 – 1950)
PALAVRAS-CHAVES: Geografia escolar. Geografia Local. Províncias/estados. Livro didático.
RESUMO: O relatório de qualificação está dividido em duas partes. A primeira, tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas no curso de doutorado (em curso), junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGG, na Universidade Federal da Paraíba – UFPB. A segunda parte, apresenta os resultados parciais referentes ao projeto de tese intitulado “A Geografia local no âmbito das províncias/estados do brasil: uma análise a partir dos livros didáticos de Pernambuco e Ceará (1840 – 1950)”. Esta pesquisa tem como propósito contribuir com os estudos que versam sobre a história da Geografia escolar no Brasil, e, de maneira especial, com aqueles que se voltam, temporalmente, para o período que abarca o século XIX e as primeiras décadas do século XX. O objetivo geral deste trabalho é entender os arranjos que configuram o estabelecimento do ensino da Geografia local das/nas províncias/estados, no âmbito da escola primária no período entre 1840 a1950, bem como situar, especificamente este processo a partir das províncias/estados do Ceará e de Pernambuco. O caminho percorrido para constituir a pesquisa que ora anunciamos, começou a se delinear a partir do momento em que tivemos o conhecimento de importantes fontes documentais que fazem referência ao ensino da Geografia das/nas províncias/estados no que compreende ao período referente à segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX. Dentre esse conjunto de documentos, destacamos os livros didáticos como fonte basilares. Os argumentos que constituem a nossa proposta da tese parte da premissa de que o movimento em prol do ensino de uma Geografia local nas escolas da época se constitui simultaneamente sob as escalas locais e nacional, as quais se complementam, constituindo um arranjo que acomoda os interesses locais e regionais aliados aos projetos nacionais. Partindo deste entendimento lançamos a hipótese de que os sujeitos e/ou as instituições empenhadas na tarefa da produção de um conhecimento geográfico no âmbito das províncias, movidos por um sentimento de patriotismo local e embasados pelos debates metodológicos, recorreram à Geografia (escolar) para difundir, valorizar e engrandecer seus territórios via escola, a partir dos livros didáticos dessa disciplina, elaborados para o ensino da Geografia desses locais, paralelo ao da Geografia do país.
Presidente - 1522682 - MARIA ADAILZA MARTINS DE ALBUQUERQUE
Interno - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG