PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: ALEXANDRE DOS SANTOS SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE DOS SANTOS SOUZA
DATA: 10/02/2021
LOCAL: Defesa por meio virtual
TÍTULO: ANÁLISE DAS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Geografia Escolar; Educação Geográfica; Geografia Física; Ciências da Terra; Relevo Brasileiro.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO: As problemáticas que envolvem os livros didáticos mobilizam pesquisadores a refletirem sobre esse instrumento de ensino que sempre esteve presente no universo da Educação Básica, suscitando debates e críticas nas esferas acadêmicas, políticas e sociais. A presente tese propõe analisar os conteúdos que tratam das temáticas físico-naturais nos livros didáticos de Geografia da 1ª série do Ensino Médio das 14 coleções que o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) distribuiu às escolas públicas brasileiras no triênio 2018-2020. Os resultados obtidos permitiram delinear a forma como os livros didáticos analisados retratam os conteúdos sobre Geologia, Geomorfologia e Pedologia. A tese apresenta dados e analisa a qualidade das representações imagéticas e textuais, a pertinência de temáticas físico-naturais no ensino da Geografia escolar e se esses conteúdos estabelecem ligação com situações ou casos observáveis nas paisagens do Brasil. Para tanto, quantificaram-se e qualificaram-se as informações presentes em 14 livros distintos, observando se os dados sobre os temas escolhidos fornecem subsídios claros e corretos, úteis ao ensino de Geografia na Educação Básica. Observou-se, nos livros didáticos avaliados, a necessidade urgente de correções, abordagem interdisciplinar, atualizações de conceitos, ausência de informações relevantes e maior contextualização sobre o quadro geológico, geomorfológico e pedológico do Brasil, além da falta de aplicabilidade sobre os respectivos conteúdos à realidade do universo da Educação Básica. No desenvolvimento da pesquisa, consultaram-se bibliografias especializadas e atualizadas que permitiram quantificar e qualificar as imprecisões nos livros analisados. Como contribuição, apresentam-se propostas de mapas temáticos didáticos sobre a atividade sísmica no Brasil e sobre os principais solos presentes no país, além de perfis topográficos detalhados dos compartimentos de relevo brasileiro elaborados por meio do software gratuito Google Earth e de suas ferramentas. O trabalho busca contribuir com o ensino de temas fundamentais para o entendimento das particularidades que configuram o espaço geográfico, abordando conhecimentos necessários a toda a sociedade, bem como propor a correção de informações incorretas encontradas nestes livros.
Interno - 1620650 - CAMILA CUNICO
Interno - 179.048.110-49 - DIRCE MARIA ANTUNES SUERTEGARAY - UFRGS
Interno - 2459650 - MAX FURRIER
Externo ao Programa - 904.592.614-87 - MARCOS ANTÔNIO LEITE DO NASCIMENTO - UFRN