PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: VINÍCIUS FERREIRA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VINÍCIUS FERREIRA DE LIMA
DATA: 25/02/2021
LOCAL: Defesa por meio virtual
TÍTULO: INFLUÊNCIA ESTRUTURAL NA CONFIGURAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO SETOR SUDESTE DA PARAÍBA E NORDESTE DE PERNAMBUCO
PALAVRAS-CHAVES: Mapeamento Geomorfológico, Tabuleiros Litorâneos, Morfometria, Tectônica.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geografia Física
ESPECIALIDADE: Geomorfologia
RESUMO: A pesquisa aqui apresentada, procura trazer contribuições inéditas aos estudos da geomorfologia a partir da influência das estruturas litológicas e da atividade tectônica na elaboração do relevo e da rede de drenagem, aplicando o mapeamento geomorfológico como ferramenta de síntese para representação do relevo. Nesse sentido, o objetivo principal da presente tese é compreender como se deu a elaboração do modelado geomorfológico, com enfoque estrutural tectônico, no setor Sudeste do estado da Paraíba e Nordeste do estado de Pernambuco, considerando como embasamento analítico as inter-relações existentes entre a geologia, o relevo e a hidrografia da área, sem desconsiderar, no entanto, as atividades antrópicas significativas na evolução geomorfológica da área. Procurou-se apontar evidências de neotectônica na área de estudo, através da análise morfotectônica e morfométrica aplicada em bacias e sub-bacias da área. A elaboração da carta geomorfológica foi fundamentada na metodologia proposta por Ross (1992), com adaptações, que tem como base as unidades taxonômicas do relevo. Para a análise da morfotectônica, além da investigação morfológica, foram aplicados índices morfométricos, no sentido de averiguar anomalias nos padrões de redes de drenagem, relacionadas à tectônica recente. Os índices Relação Declividade/Extensão (RDE), Razão Fundo/Altura de Vale (RFAV) e Fator de Assimetria (FA), foram empregados nesse estudo, com a intensão de indicar possíveis mudanças no curso de rios ao longo do tempo geológico, averiguar o entalhamento dos vales e declividades das vertentes e apontar indícios de assimetria ligados a inclinação do terreno e/ou basculamento. Os resultados permitiram reconhecer padrões anômalos na rede de drenagem tanto nos aspectos qualitativos como quantitativos, e nas formas de relevo, que provavelmente encontram correspondência direta com eventos tectônicos recentes, de caráter regional, que abrange toda a borda oriental do Nordeste do Brasil. A área está inserida entre o embasamento cristalino do Pré-Cambriano e a Bacia Sedimentar Paraíba. Para a análise morfoestrutural e morfotectônica, elaboraram-se cartas: hipsométrica, clinográfica e geomorfológica, além de ajustes substanciais na carta geológica para adequar a escala usada na pesquisa. Dentro da geomorfologia da região, apresentaram-se vários padrões de deformação que agregam fortes indicadores de atuação das estruturas litológicas e de atividades tectônicas no desenvolvimento do relevo e da rede de drenagem, tanto nas áreas de litologia cristalina quanto nas de litologia sedimentar, a exemplo de: sucessão de grábens e horsts; domos topográficos, que podem estar associados às estruturas de inversão tectônica; alinhamentos de relevo e da rede de drenagem; diferentes altitudes em interflúvios de topos tabulares que confinam os vales dos rios regionais; canais de drenagem retilíneos que apresentam fortes inflexões; ocorrência de desníveis abruptos em canais fluviais (knickpoints), entre outras. Os resultados obtidos comprovam que não se pode negar a influência da tectônica pós-miocênica na configuração do relevo nas adjacências de uma Margem Continental Passiva.
Presidente - 2459650 - MAX FURRIER
Interno - 083.336.117-10 - RAFAEL ALBUQUERQUE XAVIER - UEPB