PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: LEONARDO DANTAS MARTINS

DISCENTE: LEONARDO DANTAS MARTINS
DATA: 25/03/2021
LOCAL: Defesa por meio virtual
TÍTULO: MAPEAMENTO DE UNIDADES GEOMÓRFICAS NO ALTO CURSO DO RIO PARAÍBA: Uma análise de instabilidade/estabilidade sob influência da implementação do PISF.
PALAVRAS-CHAVES: Semiárido; Transposição; Morfologias Fluviais; VANT
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geografia Física
ESPECIALIDADE: Geomorfologia
RESUMO: O semiárido brasileiro é uma região com características bastantes específicas ao se analisar as regiões semiáridas no mundo, os principais fatores estão relacionados a taxa de precipitação, a estrutura do relevo e o ambiente fluvial no geral. Em lugares onde a precipitação é mais baixa, como nessas áreas de terras secas, os rios não conseguem manter a água disponível no canal todo o ano, sendo apenas nos eventos de grandes precipitações que os canais começam a possuir água, formando rios efêmeros ou intermitentes. Os canais com tais caracterísitcas tem um comportamento hidrológico peculiar, sendo responsáveis pela maior parte de modificação das áreas mais susceptíveis, como é o caso das morfologias fluviais. A bacia hidrográfica do Alto Curso do Rio Paraíba, possui além dessas características, a presença de uma transposição de água, numa ação de política pública que visa atender a população que sofre com a seca, denominada de PISF. A implementação do PISF gerou diversas modificações no ambiente fluvial, de forma primária a presença de água de forma mais frequente, quando há os eventos de vazão no canal; de forma secundária, os principais estão relacionados a formação ou destituição das unidades geomórficas, a construção de passagens molhadas para adequação viária para a população. Na ideia de compreender mais a evolução das morfologias do ambiente fluvial, principalmente as unidades geomórficas e discutir de forma mais ampla o ambiente como um todo, foram realizados mapeamentos utilizando VANT e imagens de satélite obtidas no Google Earth para comparação entre as imagens. Assim foram escolhidos 3 trechos que estivessem a jusante do PISF com formação de barras e ilhas fluvias com a presença de passagens molhadas. Foi possível observar que efetivamente após a implementação do PISF, os canais sofreram modificações bastante significativas, principalmente no acréscimo de unidades geomórficas, como descrito na análise comparativa das imagens de satélite, com a variação dos eventos de vazão depositando mais nas morfologias e incindindo mais sobre o talvegue. A estabilidade de margens pode ser observado de forma que algumas unidades, como barras laterais, se desenvolveram de tal forma a se configurarem como uma nova planície de inundação. É importante que haja um monitoramento mais efetivo dessas áreas, para que utilizando uma metodologia apropriada, novos estudos possam produzir mais sobre canais semiáridos.
Presidente - 1493597 - JONAS OTAVIANO PRACA DE SOUZA
Externo à Instituição - KLEBER CARVALHO LIMA