PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: MARIA ADENI CLEMENTINO LEITE

DISCENTE: MARIA ADENI CLEMENTINO LEITE
DATA: 30/08/2017
LOCAL: Sala de reuniões do departamento de geociências
TÍTULO: “A Cartografia Escolar como Metodologia na Formação de Professores de Geografia na Universidade Estadual da Paraíba”.
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Professores; Geografia: Cartografia Escolar.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO: Nesta dissertacao buscamos analisar a Cartografia Escolar como metodologia na formacao de professores de Geografia da Universidade Estadual da Paraiba, uma vez que a referida instituicao oferta o curso de Geografia nos Campus I e Campus III. Especificamente, contextualizamos a Cartografia Escolar no ensino de Geografia; apresentamos as concepcoes dos professores das disciplinas, voltadas a Cartografia; averiguamos e comparamos o entendimento dos alunos participantes, acerca da utilizacao da Cartografia Escolar nas aulas de Geografia. Como metodologia de pesquisa, realizamos um levantamento bibliografico baseado em teoricos que abordam as tematicas: Formacao de Professores, curriculo, pratica e saberes docentes; Cartografia Escolar; dentre outros. Partimos da concepcao do estudo de caso, assim, utilizamos um roteiro de entrevista semiestruturado e um questionario, destinados a coleta de dados atraves da participacao voluntaria de tres professores – responsaveis pelas disciplinas de Cartografia – e quarenta e tres alunos do ultimo semestre do curso. A partir dos dados levantados nesta pesquisa, observamos que os docentes configuram em suas praticas de ensino, em um vies direcionado a tecnica geografica, constituindo em fragilidades repassadas aos alunos com relacao a disciplina escolar Geografia, principalmente, na utilizacao do conhecimento cartografico. Alem disso, compreendemos como se dava a utilizacao da Cartografia Escolar na formacao dos professores de Geografia e, identificamos que, apesar dos alunos terem a oportunidade de cursarem disciplinas na area da Cartografia e acesso, ainda que restrito, a materiais demonstram insatisfacao com a sua formacao, obviamente, existe um despreparo para a pratica docente. Com base nos discursos dos sujeitos da pesquisa, identificamos tambem problemas relacionados a infraestrutura, a carga horaria, a metodologia de ensino dos professores. Igualmente verificamos que os professores entrevistados necessitam repensar sobre sua pratica e a importancia do seu papel como professor formador de futuros professores, que apresentam a responsabilidade de inserir em suas praticas pedagogicas novas possibilidades para a formacao de professores para o ensino da Geografia e a utilizacao da Cartografia Escolar como metodologia para esta formacao. PALAVRAS-CHAVE: Formacao de Professores; Geografia: Cartografia Escolar.
Presidente - 2420250 - CHRISTIANNE MARIA DA SILVA
Interno - 1620650 - CAMILA CUNICO