PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: JOSIAS SILVANO DE BARROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIAS SILVANO DE BARROS
DATA: 29/07/2021
LOCAL: Departamento de Geociências
TÍTULO: TESSITURA DE SABERES DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM INÍCIO DE CARREIRA: HISTÓRIAS DE VIDA, TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO E FAZERES DOCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Educação Geográfica. Formação de professores. Histórias de vida. Práticas e fazeres docentes. Saber geo(bio)circular.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia da População
RESUMO: Esta tese, de abordagem qualitativa, inscrita no âmbito do método (auto)biográfico, toma a tessitura das narrativas das histórias de vida, das trajetórias de formação e dos fazeres docentes de cinco professores de Geografia em início de carreira na educação básica pública paraibana e o trato com os seus saberes docentes. A intenção é compreender o processo de apropriação, construção e mobilização dos saberes de professores de Geografia da educação básica pública, em início de carreira, que foram egressos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, em consonância com as histórias de vida e as trajetórias de escolarização, formação acadêmica e o exercício profissional. A metodologia utilizada baliza a dimensão teórico-conceitual da pesquisa (auto)biográfica, ancorada nas histórias de vida e nos percursos de formação e profissionalização de professores iniciantes. Os dispositivos de recolha de dados aportam-se na técnica da entrevista narrativa e nas observações de práticas pedagógicas. As narrativas dos professores exprimem acontecimentos biográficos, geografizados por meio de contornos que sinalizam repertórios de formação-profissão, com ligações direta entre as experiências protagonizadas no cotidiano social ao longo da vida. Os registros das práticas (carto)grafadas evidenciam a forma pela qual esses professores mobilizam seus saberes pedagógicos e geográficos no contexto da educação básica. Nesse sentido, a sala de aula apresenta-se como o espaço fulcral das ações didáticas constituintes de aprendizagens situacionais que repercutem modos de ensinar e de aprender Geografia com ressonâncias do campo formativo acadêmico, das memórias escolares, do cotidiano social e escolar, da identificação e negação de práticas educativas experienciadas ao longo da vida-formação, assim como das influências das mídias digitais. Os dizeres e os fazeres pedagógicos desses professores delineiam a circularidade de um saber geográfico escolar, em construção, sincrético, que emerge da própria prática, com marcas provenientes do cotidiano, da formação universitária e da cultura escolar herdada do processo de escolarização e tocada pelo saber-fazer dos pares (geocircular). Esses saberes circulam entre crenças individuais, representações sociais de histórias vividas, processo de criatividade, improviso e ressignificação da Geografia praticada na escola e na vida, cujos movimentos escolares são compassados durante o ritmo da sala de aula, além da subjetivação pessoal atribuída ao conteúdo geográfico (biocircular). O estudo evidencia, portanto, que os saberes dos professores de Geografia em início de carreira são movidos por referenciais que circulam entre si e se tecem de acordo com memórias e experiências do contexto da vida, do processo de escolarização, da formação acadêmica e da prática de ensino, inscrevendo-se como um saber geo(bio)circular.
Presidente - 1451441 - ANTONIO CARLOS PINHEIRO
Interno - 2420250 - CHRISTIANNE MARIA DA SILVA