PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANA DOS SANTOS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANA DOS SANTOS SILVA
DATA: 29/07/2021
LOCAL: DEFESA POR MEIO VIRTUAL
TÍTULO: VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL FRENTE AOS RISCOS DE DESASTRES CLIMÁTICOS NA REGIÃO PLUVIOMÉTRICA DO CARIRI/CURIMATAÚ PARAIBANO
PALAVRAS-CHAVES: Desastre ambiental; Gestão de risco; Suscetibilidade a seca/estiagem; Vulnerabilidade.
RESUMO: O estado da Paraíba apresenta 77,1% do seu território inserido na região Semiárida, tendo uma predisposição do meio natural à ocorrência de eventos climáticos extremos, em especial, aqueles oriundos das anomalias negativas da precipitação (PARAÍBA, 2018). Segundo os dados oficiais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, a Paraíba se destaca no ranking nacional e regional por registrar um expressivo número de reconhecimentos de desastres ambientais, predominantemente, desastres climáticos (estiagem e seca) e hidrometeorológicos (inundações), aqui denominados de desastres hidroclimáticos. A partir do projeto de pesquisa desenvolvido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (GEOFISA) vinculado ao Laboratório de Climatologia Geográfica da Universidade Federal da Paraíba (CLIMAGEO – UFPB), intitulado: “Riscos, vulnerabilidades e desastres hidroclimáticos no estado da Paraíba: subsídios ao planejamento e à gestão dos territórios”, foi possível identificar que mais de 69% dos municípios paraibanos estão sob uma condição de vulnerabilidade socioambiental alta e muito alta frente as áreas que apresentam suscetibilidade a inundações e suscetibilidade a seca/estiagem (CUNICO et al., 2021). Dessa forma, constatou-se que região pluviométrica do Cariri/Curimataú apresenta o maior montante de municípios inseridos em um cenário de alta vulnerabilidade socioambiental em todo estado da Paraíba. Diante desse contexto, torna-se importante melhor compreender as condições socioambientais em que estão inseridos os diferentes grupos populacionais/sociais nos municípios pertencentes a essa região. Portanto, o objetivo do trabalho é identificar os diferentes graus de vulnerabilidade socioambiental dos municípios que apresentam um elevado Índice de Risco de Desastres Climáticos na região pluviométrica do Cariri/Curimataú paraibano.
Presidente - 1813669 - MARCELO DE OLIVEIRA MOURA
Interno - 1620650 - CAMILA CUNICO