PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: SERGIO FERNANDES DIAS DOS SANTOS

DISCENTE: SERGIO FERNANDES DIAS DOS SANTOS
DATA: 19/08/2021
LOCAL: Departamento de Geociências
TÍTULO: O LUGAR DA GEOGRAFIA NA SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia. Ensino Fundamental. Currículo. Prática Docente.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia da População
RESUMO: Neste trabalho objetivou-se compreender o lugar que a Geografia ocupa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a influência que tem o currículo sobre a prática docente de duas professoras do 5º ano das Escolas Silvana de Oliveira Pontes e Professor Altimar de Alencar Pimentel, Cabedelo/PB. Buscou-se identificar em produções acadêmicas o que se discute sobre o ensino de Geografia, as dificuldades do docente ao trabalhar os conceitos da disciplina quando aborda a cidade, e a reflexão que se tem acerca da prática do professor dessa etapa de escolarização ao ensinar essa ciência. A pesquisa é qualitativa, onde se utilizou estudo de caso múltiplo, entrevista semiestruturada e observações da prática de ensino que, devido a pandemia de Covid-19, aconteceu de forma remota (internet), pelo fato de o ensino presencial ter sido suspenso pela Secretaria de Educação por tempo indeterminado. Esses caminhos metodológicos foram escolhidos visando compreender o dia a dia dos sujeitos, sua formação na Educação Básica e Superior até o exercício profissional. O arcabouço teórico-conceitual desta dissertação baseou-se em estudos que abordam a construção social do currículo; a relevância dos conceitos de paisagem, lugar, território, região, e as representações sociais desses para a leitura do espaço geográfico no processo de alfabetização geográfica; a prática e saber docente no ensino de Geografia. A pesquisa mostrou que o lugar dessa disciplina na sala de aula nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, apesar da importância para a sociedade, ainda continua sendo um componente curricular relegado a segundo plano. Essa concepção se deu a partir da observação da existência de alguns obstáculos no caminho das docentes, tais como: dificuldades de acesso aos estudos sobre a epistemologia e metodologias de ensino de Geografia no decorrer da formação inicial; saberes e incertezas sobre o currículo; e pouco apoio da Secretaria de Educação no tocante à oferta de formação continuada. Foi observado que os reflexos negativos que tangenciam o dia a dia das docentes acabaram interferindo no processo de aprendizado dos estudantes que chegam ao 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, com alguma dificuldade de compreender a Geografia como disciplina das discussões sobre as transformações que se dão no espaço geográfico, o que irá exigir das professoras reflexão acerca do seu papel para o processo formativo dos alunos, sendo necessário que elas busquem alternativas para a realização de formação contínua junto à gestão municipal e, assim, possam superar as dificuldades enfrentadas no dia a dia.
Presidente - 1451441 - ANTONIO CARLOS PINHEIRO
Interno - 122.895.168-30 - EMERSON RIBEIRO - URCA