PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE SOUZA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANE SOUZA DA SILVA
DATA: 25/08/2021
LOCAL: Departamento de Geociências
TÍTULO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM CABEDELO-PB: O LUGAR NA MEDIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Formação continuada. Professor de Geografia. Lugar. Ensino-aprendizagem. Cabedelo.
RESUMO: Nesta pesquisa apresentamos uma proposta em discussão que se direciona para uma tese que se refere que a medida que o professor tende a compreender e estudar melhor o lugar de vivência do aluno ele ressignifica sua prática e consequentemente o ensino pode apresentar concepções mais próximas e mais significativas para aquele aluno que conhece uma realidade mais contextual. Dessa forma, buscamos analisar as contribuições do conceito de lugar na mediação do ensino-aprendizagem para a formação continuada de professores de Geografia em Cabedelo-PB. Assim, passamos a conhecer o perfil dos sujeitos da pesquisa e suas relações com o lugar, a partir da cidade de Cabedelo; identificamos como os conteúdos de Geografia eram abordados e se os professores faziam relação do currículo escolar com a realidade do lugar; realizamos atividades didáticas para a formação continuada com os sujeitos da pesquisa, levando em consideração o conceito de lugar; refletimos sobre a importância do lugar na mediação do ensino-aprendizagem na formação continuada de professores de Geografia. Realizamos também uma discussão baseada em teóricos que abordam as temáticas: formação continuada de professores; lugares de formação e ensino-aprendizagem; ensino significativo para professores e alunos; conceito de lugar e sua relação com o ensino de Geografia; e o lugar na mediação do ensino-aprendizagem de Geografia. A compreensão do lugar de vivência do aluno ocorreu, efetivamente, através de uma relação dialética de interação entre os sujeitos e o objeto de pesquisa. Levamos em consideração a experiência e o conhecimento do (a) professor (a) e o conhecimento dos alunos. A pesquisa tem caráter qualitativo com a utilização do estudo de caso, da pesquisa participativa, do uso de questionário, de entrevista semiestruturada, de observação participante e da execução de ações didáticas. Já os dados estão sendo analisados através da metodologia de representações sociais. A partir dos resultados iniciais da pesquisa, verificamos que Cabedelo se constitui como um espaço de aprendizagem para a Geografia escolar no Ensino Fundamental. E que o conhecimento desse lugar, a partir da formação continuada com as ações didáticas, contribuiu para a mediação do ensino-aprendizagem, o conhecimento e a vivência do professor na cidade de Cabedelo, os possibilitando realizar aulas mais contextualizadas.
Presidente - 1451441 - ANTONIO CARLOS PINHEIRO
Interno - 2420250 - CHRISTIANNE MARIA DA SILVA